A Região dos Lagos teve crescimento em todos os principais índices que medem a violência, de acordo com os mais recentes dados divulgados pelo ISP (Instituto de Segurança Pública). De acordo com os dados, de janeiro a abril deste ano, o índice de letalidade violenta (homicídios dolosos, latrocínio, lesões corporais seguidas de morte e morte por agendo do estado) teve um aumento de 10%. Foram 97 casos em 2025, contra 88 no mesmo período do ano passado.
Os roubos de veículos nas seis cidades da Região dos Lagos tiveram um salto ainda maior. Passaram de 57 em 2024 para 85 neste ano. Um crescimento de 49%.
Os roubos de rua também tiveram crescimento de 3%. Foram 179 casos neste ano.
Cresceu ainda o número de mortes provocadas por policiais durante ocorrências. Foram 8 casos neste ano e 6, em 2024.
O número de prisões também disparou. Crescimento de 11%. Foram 786 pessoas levadas para a delegacia cometendo crimes em flagrante.
Em relação aos homicídios dolosos, Búzios, Araruama e São Pedro da Aldeia lideram os destaques negativos. Em Araruama, foram 22 homicídios de janeiro a abril deste ano. E 18 no mesmo período do ano passado. Em Búzios, foram nove assassinados em 2025. E cinco, no ano passado. Em São Pedro da Aldeia, 12 pessoas foram mortas neste ano, contra oito no mesmo período de 2024.
Em Cabo Frio, a violência caiu cerca de 25%. O número de homicídios dolosos passou de 30 no ano passado para 24 em 2025.
O Manchete Lagos entrou em contato com as forças de segurança e aguarda um posicionamento sobre o aumento dos índices apresentados.
