A Temporada de Baleias 2025 de Arraial do Cabo está prestes a começar. A abertura oficial será na próxima sexta-feira, dia 6 de junho, às 9h, no Centro Educacional e Cultural Manoel Camargo. A programação se estende até as 20h, com diversas atividades gratuitas e abertas ao público. A realização é da Fundação do Meio Ambiente, Ciência, Pesquisa, Tecnologia, Esporte e Lazer de Arraial do Cabo (Funtec Ambiental).
Um dos grandes destaques é a baleia-jubarte inflável, com 14 metros de comprimento, que estará exposta na Avenida da Liberdade, em frente ao Centro Cultural. Além de impressionar pelo tamanho e realismo, a baleia pode ser visitada por dentro, permitindo que o público visualize a posição dos principais órgãos do animal. No céu, uma enorme pipa em formato de baleia chamará a atenção da população para o início da temporada de observação dos cetáceos.
Entre as atrações culturais, como a exposição do artesanato local. Ao longo do dia, diversas palestras com pesquisadores e especialistas acontecerão no auditório do Centro Cultural. As apresentações são voltadas para toda a comunidade, gratuitas e abertas ao público, independente da escolaridade. O objetivo é engajar a participação comunitária e dar protagonismo aos atores sociais.
A programação continua no sábado (7) e no domingo (8), com a Tenda de Educação Ambiental na Praia Grande. No Mirante Flávia Alessandra, o projeto Coral Vivo abrirá uma tenda educativa onde o público poderá conhecer o acervo de esqueletos de corais, acessar publicações do projeto e vivenciar uma imersão por meio de óculos de realidade virtual. Já no Mirante do Pontal do Atalaia, das 9h às 18h durante todo o fim de semana, será realizado o monitoramento de cetáceos no posto da Funtec Ambiental.
O presidente da Funtec Ambiental, Ronnie Plácido, destacou a importância da iniciativa:
“Queremos envolver toda a população e convidamos todos a participarem das atividades previstas para a abertura da temporada. As redes de ensino pública e particular já foram convidadas. Arraial do Cabo possui um dos litorais mais biodiversos do Brasil, com áreas de proteção ambiental, como a Reserva Extrativista Marinha (RESEX) e o Parque Estadual da Costa do Sol. Entre junho e setembro, nossa costa entra na rota das baleias e golfinhos, que proporcionam um verdadeiro espetáculo no mar. Nosso objetivo é fomentar o avistamento terrestre dos cetáceos, já que Arraial do Cabo foi considerado pelo Instituto Baleia-jubarte, o melhor ponto de avistamento de baleias do Brasil”.
Confira a programação completa das palestras:
08:30 – Mesa de abertura
09:00 – Cultura Oceânica – Yaci Gallo Alvarez (FUNTEC Ambiental)
09:30 – A Educação Ambiental na Década do Oceano – Yago Ferreira (Secretaria de Meio Ambiente)
10:30 – A Ciência Cidadã no Projeto Mar de Baleias – FUNTEC Ambiental
11:00 – Turismo de Avistamento de Baleias-Jubarte como oportunidade para a baixa temporada – Secretaria de Turismo
11:30 – A Herança Cabista: das Rendas às Canoas de Boçarda – Tereza Moreira (Subsecretaria de Cultura)
13:30 – Geoparque Costões e Lagunas e a conexão com a temporada das jubartes – Dra. Kátia Mansur (UFRJ)
14:00 – Recursos e Valores de Conservação da Resex Mar AC – ICMBio
14:30 – Cetáceos de Arraial do Cabo – Dr. Rodrigo Tardin (EcoMar/UFRJ)
15:30 – Baleias, voltamos com tudo! – Salvatore Siciliano (GEMM – Região dos Lagos)
16:00 – Vídeo: História do Arraial – A Fábrica de Baleias – Leo do Blimp
16:30 – Conservação das Baleias-Jubarte e boas práticas no turismo de observação – Instituto Baleia Jubarte
Além do conteúdo científico, os participantes receberão certificado de participação, enviado por e-mail após o evento. O credenciamento terá início às 8h, com a primeira palestra programada para as 8h30.
Serviço:
Local: Centro Educacional e Cultural Manoel Camargo – Av. da Liberdade, Centro, Arraial do Cabo – RJ
Data: 06 de junho de 2025
Horário: 08h às 17h (credenciamento às 8h)
