O ambientalista Ernesto Galiotto lança nesta quinta-feira (5), um documentário sobre a poluição na Laguna de Araruama. Ele produziu imagens que mostram não somente a poluição da laguna como também os reflexos na Praia do Forte, a principal praia de Cabo Frio.
Ernesto Galiotto está há mais de 30 anos denunciando crimes ambientais na Costa do Sol. Nos últimos 30 anos, o especialista sobrevoou a região 45 vezes para mostrar os problemas que atingem a costa.
Segundo Galiotto, as imagens também mostram a poluição das praias oceânicas.
“O esgoto felizmente não chega às praias do Peró e das Conchas, mas é possível observar pequena quantidade de detritos na Praia Brava e uma poluição maior na Praia do Forte. Ao longo da costa, o mar escuro vai até a divisa com Saquarema. São resíduos não só da Laguna, como também de empreendimentos novos lançados na região costeira”, explicou.
Em breve, o ambientalista vai lançar um segundo documentário. Nele, Galiotto vai explorar a diferença da laguna de 30 anos atrás aos dias de hoje. Ele admite que houve melhorias em alguns trechos, mas a situação ainda é ruim.
“Gostaríamos de saber para onde foram os recursos investidos na despoluição da laguna. A agressão ambiental ainda é muito grande”, concluiu.
Segundo o último levantamento de balneabilidade do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), as Praias do Forte e do Foguete, mostradas no documentário, estão liberadas.
Sobre as denúncias apresentadas no documentário, o Manchete Lagos entrou em contato com o Consórcio Lagos São João e aguarda um retorno.
Confira abaixo, na íntegra, as notas enviadas pela Prolagos, concessionária de água e esgoto que atua na Região dos Lagos e pelo Inea.
PROLAGOS
“A Lagoa de Araruama possui características próprias que influenciam diretamente na sua aparência como os ventos, chuvas, altas temperaturas, baixa profundidade e um passivo ambiental de anos de lançamento direto de esgoto dos imóveis, antes da atuação da concessionária.
Para reforçar a preservação da laguna, a Prolagos está realizando diversas obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário, somando R$ 450 milhões em investimentos. Estão sendo construídos mais de 26 quilômetros de cinturão coletor de esgoto no entorno da laguna, incluindo um trecho na Vila do Sol, em Cabo Frio, citada no documentário, que recentemente foi concluída.
Além disso, quatros estações de tratamento de esgoto estão sendo ampliadas: duas em Cabo Frio, a de Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia. A empresa também está adiantando investimentos emergencialmente em obras de ampliação do sistema e segue em contato permanente com as autoridades, comunidade pesqueira e associações de moradores para entender as principais demandas e buscar em conjunto novas ações.
Desde o início das operações, o índice de atendimento em esgotamento sanitário nas cidades atendidas pela Prolagos (São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Iguaba Grande, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios) saltou de 0% para mais de 90%. A Prolagos informa que o sistema de esgotamento sanitário segue operando normalmente e reforça que as atividades da concessionária contribuem diretamente para a melhoria e preservação dos mares e da Lagoa de Araruama.”
INEA
“O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) atua com várias frentes de trabalho visando a recuperação ambiental da Laguna de Araruama. Por meio do Programa Limpa Rio, a pasta ambiental realiza a limpeza e o desassoreamento de rios e canais em trecho de 2 km para a remoção de 30.785 metros cúbicos de sedimentos da laguna em Araruama; e de trecho de 17 km da laguna para a retirada de 319.903 metros cúbicos de resíduos em Cabo Frio.
Além disso, o Inea realizou a dragagem em três pontos do Canal do Itajuru para a remoção de 439 mil metros cúbicos de sedimentos utilizados para a recuperação de faixa de areia de várias praias da Laguna de Araruama. Esse serviço foi iniciado em 2022 e concluído no final de 2024. Outras ações realizadas pelo Inea foram o ordenamento e a fiscalização da Faixa Marginal de Proteção (FMP) da laguna, inclusive com as emissões de certidão de demarcação de FMP; licenciamento e acompanhamento das obras do Cinturão coletor da Laguna nos municípios de Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo; licenciamento e acompanhamento das obras de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) em São Pedro da Aldeia; licenciamento da ETE Ponte dos Leites já dimensionado e pronto para receber o esgoto do distrito de Praia Seca, em Araruama; licenciamento e acompanhamento das obras de descomissionamento da ETE Monte Alto, servirá como elevatória para bombear o esgoto do município de Arraial do Cabo para uma ETE situada nesta cidade; e Licenciamento e acompanhamento das obras do cinturão coletor no Rio Mataruna, no município de Araruama; e licenciamento e acompanhamento da Autorização Ambiental emergencial para o Consórcio Intermunicipal Lagos/São João visando a remoção das algas das enseadas de São Pedro da Aldeia – Praia de Mossoró e Camerum.
Cabe ressaltar que o Inea vai iniciar em breve, a recuperação da Praia da Siqueira, ponto mais sensível da Laguna de Araruama”
