Uma mulher de Araruama, acompanhada pela Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal, foi a primeira a receber um dispositivo de Botão do Pânico na cidade. O equipamento é uma ferramenta de segurança preventiva, destinada principalmente a mulheres que possuem medidas protetivas concedidas pela Justiça. Ao ser acionado, o dispositivo envia, imediatamente, um alerta para a central do 190 da Polícia Militar, que direciona uma viatura até o local da ocorrência.
O sistema funciona de forma integrada com o monitoramento eletrônico dos agressores, que utilizam tornozeleiras eletrônicas. Caso o agressor se aproxime da vítima, o sistema emite um alerta imediato, tanto para a central de monitoramento quanto para a PM.
Segundo a superintendente de Defesa da Mulher, Flávia Corrêa, a aquisição do Botão do Pânico representa um avanço extremamente importante no enfrentamento à violência contra a mulher em Araruama.
“Essa tecnologia não apenas salva vidas, mas também traz mais tranquilidade às mulheres que vivem sob a ameaça de agressores”, conclui a superintendente de Defesa da Mulher.
