A Secretaria de Saúde de Macaé iniciou nesta segunda-feira (09), a vacinação contra a dengue com foco nas crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). O esquema de vacinação acontece em quatro pontos da cidade, sendo três unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Imbetiba, Trapiche e Lagomar, e na sala de vacina do Pronto Socorro do bairro Aeroporto.
A coordenadora do Programa de Imunizações, Lorrainy Fagundes, lembra que o esquema vacinal da dengue é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. “O esquema vacinal completo é importantíssimo para garantir a eficácia. A faixa etária foi estabelecida pelo Ministério da Saúde, a partir dos dados dos últimos cinco anos de hospitalização por dengue”, frisou.
Para receber a vacina, o menor de idade deve estar acompanhado de um responsável e apresentar cartão do Sus ou CPF e a caderneta de vacinação. Quem teve dengue recentemente, precisa aguardar seis meses para iniciar o esquema.
A vacina não está indicada para gestantes, mulheres que estão amamentando, anafilaxia ou reação de hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer excipiente listado na seção “composição da vacina” ou a uma dose anterior dessa vacina.
Também não devem receber o imunizante os indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles recebendo terapias imunossupressoras, tais como quimioterapia ou altas doses de corticosteróides sistêmicos (por exemplo, 20 mg/dia ou 2 mg/kg/dia de prednisona por duas semanas ou mais), dentro de quatro semanas anteriores à vacinação, assim como ocorre com outras vacinas vivas atenuadas e pessoas com infecção por HIV sintomática ou infecção por HIV assintomática, quando acompanhada por evidência de função imunológica comprometida.
Locais de Vacinação
ESF Trapiche: terça, quarta e sexta, das 8h às 17h.
ESF Lagomar AD: terça, quarta e quinta pela manhã, das 8h às 11h30.
ESF Imbetiba: terça, quarta e quinta, das 8h às 17h.
Sala de vacina PSA: segunda a sexta, das 8h às 17h.
