Equipes da concessionária percorrem imóveis residenciais e comerciais com o objetivo de identificar ligações clandestinas
A Prolagos está realizando, em parceria com a Prefeitura de Armação dos Búzios, uma ação de fiscalização ambiental, em Manguinhos. O objetivo é combater o despejo irregular de esgoto em um dos principais atrativos da cidade. A iniciativa, que vai acontecer ao longo das duas próximas semanas, faz parte do plano de atuação contínua da concessionária para preservar os corpos hídricos da região.
Equipes técnicas estão vistoriando as tubulações de imóveis residenciais e comerciais para identificar possíveis ligações clandestinas, que não estejam conectadas à rede da concessionária e possam estar direcionando esgoto para a praia. A expectativa é que cerca de mil imóveis sejam vistoriados até o fim do mutirão.
A operação conta com o auxílio de um pequeno robô, que pode fazer a verificação interna do sistema e monitorar de que forma o despejo de esgoto é realizado. Também estão sendo utilizados corantes para identificar o caminho seguido pelo efluente e se ele está sendo destinado de forma correta.
O despejo irregular de esgoto configura crime ambiental e pode gerar sanções legais e administrativas. Para colaborar com a saúde pública e a preservação do meio ambiente, cada morador ou comerciante tem a responsabilidade de conectar corretamente seu imóvel à rede de esgoto. Nos locais onde a rede ainda não está disponível, é essencial seguir as soluções previstas na legislação municipal, como a implantação de fossa, filtro e sumidouro.
