Os prefeitos de Macaé, Welberth Rezende e de Nova Friburgo, Johnny Maycon, tiveram que se abrigar em um bunker em Israel na madrugada desta sexta-feira (13), após ataques de drones do Irã a cidades israelenses. Antes, Israel também havia atacado alvos no Irã com o uso de drones.
Welberth e Johnny Maycon compõe uma comitiva de 25 prefeitos, convidados pelo Israel para conhecer tecnologias e cidades inteligentes. Todos os custos da viagem foram pagos por Israel.
Os dois postaram vídeos nas redes sociais onde dizem que estão bem, mas falaram do clima de tensão no país após os ataques. O espaço aéreo de Israel está fechado e os prefeitos brasileiros, por enquanto, não podem retornar ao Brasil. Eles já entraram em contato com a Embaixada do Brasil e aguardam as providências para que possa retornar em segurança.
Veja o relato do prefeito Johnny Maycon: “Nesta madrugada aqui em Israel, fomos surpreendidos com alertas de emergência a partir das 3h da manhã. Foram acionadas sinalizações sonoras e mensagens de celular. Conforme orientações recebidas no primeiro dia, imediatamente fomos para o bunker, que é um quarto super protegido para eventuais ataques de mísseis. Os prédios por aqui tem esses espaços para garantir a segurança das pessoas. O primeiro alarme foi ativado por volta das 3h e em seguida outro às 3h40min.
Por aqui, na cidade de Kfar Saba, no Campus da universidade de Beit Berl College, está tudo sob controle. Temos em nossa comitiva, além de prefeitos e outros representantes brasileiros, autoridades da Argentina, Paraguai, Uruguai, Panamá, Guatemala e Colômbia.
Estamos em conversas internas, entre nós brasileiros, buscando diálogo com as embaixadas do Brasil e Israel a fim de encontrarmos o melhor caminho para que consigamos assim que possível retornar para o Brasil com segurança”
