Não há prazo para a volta da delegação de políticos brasileiros que está em Israel. Entre os integrantes, estão os prefeitos de Macaé, Welberth Rezende (Cidadania) e Nova Friburgo (Johnny Maycon (PL). A comitiva participou de uma reunião virtual com o Ministério das Relações Exteriores neste domingo (15), mas ainda não há rotas seguras para o grupo deixe o país, em meio a escalada do conflito com o Irã.
Os políticos estão em uma missão oficial. A orientação da embaixada brasileira em Israel é que todos permaneçam onde estão e busquem abrigo imediato em caso de novos ataques.
Apesar da tensão, o prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon reforçou que todos estão em segurança.
“Por mais que estejamos passando por essa tensão e impacto emocional, quero aproveitar o momento para avisar que estamos em segurança e protegidos. É importante que todos os familiares saibam disso”, informou em entrevista à Globonews.
O grupo também relatou que outros brasileiros que estão na região procuraram a delegação para se abrigar juntos.
Durante os alertas de ataque, os sensores de emergência chegaram a indicar possíveis tremores de terra, o que gerou ainda mais apreensão do grupo.
‘Posso ouvir o barulho dos mísseis lá fora’, diz prefeito de Macaé, Welberth Rezende, abrigado em bunker em Israel
A comitiva brasileira viajou a Israel a convite do governo local para participar de uma missão técnica sobre cidades inteligentes, segurança pública e infraestrutura urbana. A viagem, que incluía visitas a sistemas de drenagem e controle de trânsito, foi interrompida após o início do conflito.
