A Confederação Nacional dos Municípios confirmou que uma comitiva de políticos brasileiros deixou Israel e chegou à Jordânia, nesta segunda-feira (16), de onde devem continuar o trajeto com destino ao Brasil.
De acordo com as informações divulgadas, o grupo ultrapassou a fronteira terrestre de ônibus, na manhã desta segunda (horário de Brasília).
Mais cedo, o senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Israel, explicou que o grupo é formado por 12 pessoas. Um dos passageiros desistiu em razão dos bombardeios no trajeto.
A informação que o senador tem é que, da Jordânia, 9 brasileiros vão se deslocar pra Arábia Saudita.
Segundo a confederação, o grupo é formado por prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários de diversos municípios brasileiros. Não há confirmação se o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (Cidadania) e de Nova Friburgo, Johnny Maycon (PL) estejam entre os polóticos que estão retornando
De acordo com Viana, ao todo, ao menos 47 representantes brasileiros estão em solo israelenses e o ritmo da retirada vai depender da escalada das tensões na região.
A preocupação é com os turistas. O senador diz que o grupo parlamentar Brasil Israel pediu à embaixada israelense um levantamento de quantos brasileiros estão lá com visto de turista pra se ter uma ideia de uma eventual operação de regate com aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).
Com informações do g1.
