A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Pedro da Aldeia foi oficialmente reinaugurada nesta quarta-feira (2), após passar por obra de ampliação e modernização. A unidade agora conta com novas tecnologias e maior capacidade operacional, garantindo mais eficiência no tratamento dos efluentes e mais segurança para o sistema de esgotamento sanitário.
Com um investimento de mais de R$ 80 milhões, a unidade, no bairro Balneário, teve um aumento de capacidade média de tratamento em 20%. Segundo a Prolagos, concessionária de água e esgoto, a ampliação vai permitir o atendimento à crescente demanda da cidade, acompanhando a expansão urbana.
A reforma da unidade incluiu a construção de novos tanques biológicos com sistema de aeração, instalação de novos decantadores, melhorias nos sistemas de bombeamento e automação da operação. A obra também contemplou a reorganização do espaço interno da estação, com adequações para o tratamento preliminar, que inclui a remoção de sólidos, areia e gordura antes das etapas biológicas.
Ainda segundo a Prolagos, no bairro Camerum, estão sendo realizadas intervenções emergenciais para a conexão de 15 imóveis à rede coletora, medida voltada à proteção ambiental. Ao mesmo tempo, seguem os investimentos na implantação do cinturão coletor de esgoto no bairro Mossoró, que terá 1,3 quilômetro de extensão, somando-se aos 38 km já em operação e aos 26 quilômetros que estão sendo construídos.
