Matéria escrita por: Liandra Nogueira
Revisada por: Kleber Santos
Das 230 embarcações que fazem passeios turísticos em Arraial do Cabo, nenhuma é exclusiva para observação de baleias. Os encontros com os animais acontecem porque os barcos acabam passando na mesma rota deles.
No domingo (06), uma embarcação acabou passando por cima de uma baleia em Arraial do Cabo e o caso está sendo investigado pela equipe de fiscalização da Reserva Extrativista Marinha do Arraial do Cabo (RESEX), em parceria com a Polícia Federal. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o responsável será autuado e encaminhado para as investigações criminais junto aos órgãos competentes.
Segundo a Fundação Municipal de Meio Ambiente, Pesquisa, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer (FUNTEC Ambiental), fundação ligada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento de Arraial do Cabo, responsável pelo Projeto Mar de Baleias, parceira do ICMBio nas ações de Educação Ambiental e monitoramento de cetáceos, não existem ainda registros de ferimentos da baleia jubarte, nem de seu encalhe ou morte.
Segundo o ICMBio, no total são 230 embarcações, em 3 categorias:
- Passeio náutico
- Barco-táxi
- Pesca esportiva.
NENHUMA dessas embarcações estão aptas para passeios de avistamento de baleias, porém, o avistamento ocorre porque os barcos acabam passando na rota de migração desses animais.
Também segundo o órgão, 15 barcos de Turismo Náutico Comunitário já foram capacitados para fazer o turismo de observação de baleias para passeios exclusivos de observação e no momento mais 10 embarcações estão sendo capacitadas. Esses barcos têm uma rota diferenciada e são embarcações de até 1 e 24 passageiros.
Não foi informado o prazo para que os passeios exclusivos começam a operar.
Em nota, o ICMBio também disse:
Localmente, a rede de monitoramento do Projeto Mar de Baleias é formada por pescadores, pilotos de drones e membros da comunidade local que atuam de forma integrada na observação e registro de baleias e golfinhos em Arraial do Cabo. Essa articulação comunitária fortalece a ciência cidadã, amplia a vigilância sobre os animais e contribui para ações de proteção e sensibilização, promovendo uma convivência mais harmoniosa entre as atividades humanas e a presença dos cetáceos na região. Desde 2023, as instituições realizam ações educativas para os donos e mestres de embarcações do turismo náutico em Arraial do Cabo durante a temporada das baleias, incluindo cursos e palestras com especialistas, nos quais são reforçadas as regras para um comportamento adequado quando a navegação ocorre na temporada de migrações destes animais. Também informamos que o ICMBio mantém presença constante do mar com a equipe de monitoramento das atividades turísticas, que orienta as embarcações sobre as regras para o passeio náutico e sobre a aproximação com baleias. Periodicamente realizamos operações de fiscalização, em parceria com o IBAMA e a Polícia Federal, como a “Operação Jubarte”, que foi amplamente divulgada nos meios de comunicação. Em breve será realizada uma nova operação com objetivo de orientar e também punir as condutas ilegais na Unidade de Conservação.
