Imagens divulgadas nas redes sociais nesta quarta-feira (9) mostram uma outra espécie de baleia passando por Arraial do Cabo. O registro foi feito na Praia Grande e mostra, pelo menos, 15 indivíduos da espécie cachalote ou cachalote gigante.
Segundo o biólogo marinho Marcelo Tardelli esse é o primeiro registro oficial dessa espécie em Arraial do Cabo. As baleias-jubarte são mais comuns no litoral do Rio.
O registro acontece na mesma semana em que um barco foi flagrado “atropelando” uma baleia-jubarte em Arraial do Cabo. O caso é investigado pelo ICMBio, pela prefeitura e pelo Ministério Público Federal (MPF).
Em 2023, uma baleia cachalote-anãs, que são menores, encalhou na Prainha e foram confundidas com tubarões. As cachalotes-anãs tem cerca de 2,5 metros. Já as cachalotes ou cachalotes-gigantes podem chegar a 16 metros de comprimento.
Segundo especialistas, as baleias cachalote aparecem menos por serem animais mais oceânicas e de águas profundas. A alimentação inclui lulas, espécie bastante presente em Arraial do Cabo.
Já as baleias-jubarte ficam mais perto da costa e para se alimentar, filtram a água e também come pequenos peixes.
Ainda de acordo com o Marcelo Tardelli, a cena pode representar um problema. A proximidade da costa, que é muito rasa, pode ser perigosa para os indivíduos dessa espécie, o que pode levá-los a encalhar. As cachalotes são a espécie com maior registro de encalhes no mundo. “O grupo pode estar perdido ou querendo descansar, por isso, veio para águas mais rasas”, disse o biólogo.
