O ICMBio informou que está monitorando uma baleia-jubarte debitada avistada no último sábado (5), entre o continente e a Ilha do Farol, em Arraial do Cabo. O animal, de aproximadamente 10 a 13 metros, apresentava-se visivelmente fraco com comportamento letárgico, respiração dificultada, infestação por cracas e piolhos de baleia, além de cicatrizes de mordidas de tubarão charuto visíveis pelo corpo.
As informações são dos biólogos Márcia Tavares (INEA/PECS) e Marcello Tardelli (Arraial Ecoturismo) que observaram o animal de perto juntamente com a equipe do ICMBio.
A equipe do ICMBio/RESEXMAR acompanhou a baleia durante todo o tempo, mantendo distância segura e monitorando o tráfego de embarcações para evitar qualquer molestamento, até q a baleia voltou para o mar de fora para a rota de migração. Pescadores e operadores turísticos da região também foram alertados.
🚨 Os especialistas ressaltam que devido ao estado de enfermidade do animal, existe a possibilidade de que ele venha a encalhar na costa nos próximos dias.
É importante destacar que, em alguns casos, animais debilitados se aproximam da costa para descansar, tentar se recuperar ou mesmo para terem um fim tranquilo. “Caso ocorra a morte do animal, o mais importante é garantir que a área permaneça protegida e sem interferência humana, assegurando que o processo natural siga em paz”, diz o ICMBio.
