Estudantes, funcionários, familiares e apoiadores do Colégio Rui Barbosa, em Cabo Frio, produziram banners informativos e instalaram na fachada da escola, divulgando a importância da instituição. A iniciativa é uma forma de chamar a atenção para mais uma ameaça de fechamento da escola, unidade de ensino médio municipal.
O primeiro banner, com o escrito “Dr. Serginho, não feche a nossa escola” foi aprovado por unanimidade em plenária geral da comunidade escolar com o objetivo de fazer um apelo ao prefeito. Foi afixado também um banner informativo que comemora os 45 anos de existência do Rui Barbosa e ressalta que a escola sempre se destacou como escola pública de qualidade e é reconhecida como patrimônio cultural de Cabo Frio.
A preocupação central é com o encerramento das turmas de Ensino Médio mantidas pela prefeitura, o único segmento oferecido pela escola. A medida, segundo informações apuradas, estaria relacionada a uma Ação Civil Pública que cobra do município mais vagas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Para cumprir a decisão, a Prefeitura estuda eliminar o Ensino Médio das cinco escolas municipais que ainda oferecem o segmento — o que, no caso do Rui Barbosa, levaria ao fechamento completo da unidade.
A escola pede audiência, desde maio, com a prefeitura, Ministério Público e Câmara de Vereadores. O Manchete Lagos aguarda posicionamento das entidades.
