A Guarda Marítima e Ambiental, da Guarda Civil Municipal de Cabo Frio, realizou duas ações de fiscalização para coibir práticas irregulares envolvendo embarcações na região da Ogiva e da Praia do Peró nesta quarta-feira (16).
Segundo a prefeitura, a primeira ocorrência aconteceu pela manhã, quando a equipe foi acionada por telefone e se deslocou até o Peró para notificar uma embarcação posicionada em área onde está em vigor o código de conduta do selo internacional Bandeira Azul. O proprietário foi orientado a retirar o barco do local, que integra a faixa de proteção ambiental estabelecida pelo programa.
Já na Ogiva, no início da tarde, outra embarcação foi flagrada realizando manutenção fora de estaleiro ou marina. O responsável também foi notificado e orientado a buscar a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima para regularização.
As operações têm como objetivo garantir o cumprimento das normas ambientais e marítimas, promovendo a proteção das áreas costeiras e o ordenamento do uso público dos espaços náuticos.
Para denúncias, a Guarda Marítima e Ambiental pode ser acionada pelo telefone 153.
