O governo do RJ e a Prefeitura do Rio decretaram luto oficial de três dias pela morte de Preta Gil, neste domingo (20), em decorrência de complicações de um câncer no intestino.
A cantora de 50 anos estava em Nova York, onde fazia um tratamento experimental contra a doença que ela tratava desde janeiro de 2023.
“Símbolo de representatividade na cultura brasileira, a voz da artista ecoou em causas sociais importantes, sempre com autenticidade, deixando um legado de alegria e representatividade”, diz a nota oficial divulgada pelo governo do Rio.
Já o prefeito Eduardo Paes destacou “as vibrações boas” e a alegria da artista.
“Poucas vezes conheci em minha vida uma pessoa que trouxesse vibrações tão boas e que espalhasse alegria e amizades aonde chegasse. Que tristeza ver uma pessoa assim nos deixar”, lamentou o prefeito.
Após o tratamento inicial no Brasil com quimioterapia e radioterapia, e uma cirurgia para remoção de tumores em agosto de 2024, o câncer retornou em outras regiões do corpo, levando à retomada de intervenções médicas.
Nos EUA, a artista continuou seu tratamento contra o câncer, com foco em terapias experimentais. Ela estava hospedada em Nova York e viajava para Washington para receber o tratamento em um centro médico especializado.
