Novas imagens de filhotes de baleias em Arraial do Cabo reforçam a hipótese de que o litoral do Rio de Janeiro voltou a ser uma importante área de reprodução das espécies. Só nessa terça-feira (22), pesquisadores e operadores de drones observaram, pelo menos, oito filhotes passando pelo litoral da cidade.
“As baleias jubarte estão voltando a se recuperar populacionalmente e reocupando antigas áreas de distribuição que ocupavam no passado, e o Rio de Janeiro é uma dessas áreas”, explicou a bióloga Liliane Lodi, do Projeto Baleia Jubarte.
“A presença de filhotes muito pequenos e de grupos reprodutivos pode ser um indício de que, daqui a alguns anos, o Rio também se transforme numa área de reprodução e cria”, celebrou a bióloga.
A presença desses animais no litoral fluminense tem aumentado ano após ano. A temporada de migração das jubartes vai de junho a outubro, quando elas deixam as águas geladas da Antártida em direção ao litoral brasileiro, especialmente à região de Abrolhos, no sul da Bahia — principal berçário da espécie.
