O prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho (PL), publicou um vídeo nas redes sociais nesta quarta-feira (23), onde confirma a reintegração de posse da Casa Inês Etienne Romeu, imóvel ocupado por movimentos sociais e onde é feito o atendimento a mulheres vítimas de violência em Cabo Frio.
A ocupação do casa tem dois anos pelo Movimento de Mulheres Olga Benário, criado em 2011. Na época, o imóvel estava abandonado há mais de uma década. No local, são oferecidos serviços como cursos gratuitos de qualificação profissional e atendimento psicológico a vítimas de violência doméstica.
No vídeo, o prefeito alega que a área foi reintegração de posse foi feita no governo de José Bonifácio ao custo de R$ 1 milhão, para a construção de um parque ao lado da histórica Fonte do Itajuru. Segundo ele, o interesse coletivo não deve ser superado pelo interesse do grupo, que teria ocupado um imóvel de forma ilegítima. Ainda segundo Dr. Serginho, ele está cumprindo uma determinação da justiça, que mandou desocupar a área para o empreendimento.
Já a advogada Mariana Trotta, que faz parte do Movimento, diz que a ocupação é legítima por oferecer serviços em um imóvel não utilizado pela prefeitura.
Os integrantes do movimento dizem que vão resistir a reintegração de posse. Nesta semana, eles fizeram um protesto durante a V Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. Eles alegam que tentaram negociar com a prefeitura, mas não foram recebidos.
A reintegração de posse do imóvel está marcada para às 9h desta quinta-feira (24).
