A Polícia Militar invadiu a Casa Inês Etienne Romeu, no bairro Itajuru, em Cabo Frio, nesta quinta-feira (24), para cumprir uma reintegração de posse determinada pela justiça. Houve resistência e pelo menos uma pessoa ficou ferida durante a invasão. Pelo menos uma manifestante ficou ferida e precisou de atendimento médico.
No momento em que a PM entrou no imóvel, a maioria dos manifestantes dentro do local era mulheres. Os manifestantes dizem que vão denunciar o caso como violação de Direitos Humanos.
O imóvel pertence a prefeitura, mas foi ocupado por movimentos sociais em defesa dos direitos das mulheres há dois anos. A alegação dos movimentos era que a casa estava abandonada há décadas. No local, foi montado um projeto social que atende mulheres vítimas de violência em Cabo Frio. Entre os serviços oferecidos de graça, estão cursos de qualificação profissional, atendimento psicológico e atividades físicas.
Já a prefeitura alega que precisa do imóvel para a construção de um parque no local, que fica próximo a histórica Fonte do Itajuru. De acordo com o prefeito Dr. Serginho (PL), em vídeo postado nas redes sociais nessa quarta (23), a área foi desapropriada pela prefeitura ao custo de R$ 1 milhão. Por isso, o poder público acionou a justiça, que determinou a desocupação da casa para a construção do parque.
Os manifestantes e representantes de movimentos sociais dizem que tentaram conversar com a prefeitura, mas não foram recebidos. Eles dizem que iriam negociar a mudança para outro imóvel antes da reintegração de posse.
A PM e a prefeitura ainda não se manifestaram sobre o tumulto no local.
