A duplicação da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), entre Macaé e Rio das Ostras, está próxima de virar realidade. O DER RJ (Departamento de Estradas de Rodogem) marcou para o dia 2 de setembro a licitação para a escolha da empresa que fará o serviço.
A licitação está orçada em quase R$ 100 milhões e vai abranger o trecho entre os quilômetros 157, em Rio das Ostras e 166, em Macaé. O trecho tem cerca de 10 quilômetros.
Essa é uma demanda antiga dos moradores das duas cidades. Em Rio das Ostras, moram muitos trabalhadores que atuam no mercado offshore em Macaé. Atualmente, o tráfego intenso e os gargalos em horários de pico prejudicam a fluidez e aumentam os riscos de acidentes. Com a duplicação, a expectativa é melhorar a mobilidade urbana, reduzir o tempo de deslocamento, ampliar a segurança viária e oferecer mais comodidade tanto para motoristas quanto para ciclistas.
Segundo o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, a intervenção abrangerá o trecho entre o Parque Municipal de Rio das Ostras e a entrada do Parque de Tubos, em Macaé. O pacote inclui ainda a construção de uma ciclovia moderna e a reforma da ponte sobre o Rio Imboassica, importante ligação entre as duas cidades.
