Consumidores foram vítimas de estelionatários, que inicialmente entraram em contato por canais institucionais, de forma fraudulenta
O Procon Cabo Frio multou o Banco do Brasil e o Banco Santander, nesta semana, por falha nos seus sistemas de segurança e “fortuito interno” (quando o problema ocorre de dentro do banco), que acarretaram prejuízo financeiro para clientes de ambas as instituições. Somados, os valores das multas ultrapassam R$ 1 milhão.
Segundo os relatos de clientes, recebidos pelo Procon, os criminosos tinham uma forma característica de agir: através de telefones institucionais ou pelo sistema de mensagens dos bancos, os estelionatários fizeram os primeiros contatos com as vítimas, confirmando seus dados e as últimas movimentações bancárias e de cartões de crédito, fazendo-as acreditar que falavam com prepostos dos bancos.
Após esse primeiro contato, os estelionatários utilizaram seus números de WhatsApp, dando sequência ao golpe. De boa-fé, as vítimas executaram operações e transações nos aplicativos, quando constataram compras e outras despesas não reconhecidas em seus cartões e extratos bancários.
Segundo a coordenadora-geral do Procon, Mônica Bonioli, os primeiros contatos foram originados de telefones e aplicativos próprios dos bancos. Os estelionatários tiveram acesso às informações pessoais e das últimas movimentações bancárias e de cartões de crédito com precisão. O STJ editou a súmula 479, acerca da responsabilidade das instituições financeiras nas lesões aos consumidores, quando a falha se origina internamente nos bancos.
Entramos em contato com o Banco do Brasil e o Santander mas não tivemos repostas até o momento da postagem da matéria.

