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Início » Aumento no pedágio da Via Lagos acende alerta no setor de transporte de cargas
Rodovias

Aumento no pedágio da Via Lagos acende alerta no setor de transporte de cargas

Redação Manchete
Última atualização: 21/08/2025 14:49
Por Redação Manchete 4 Min de Leitura
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O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Rio (Sindicarga-RJ) manifestou preocupação com os impactos econômicos e operacionais provocados pelo recente reajuste do pedágio da Via Lagos (RJ-124), rodovia essencial para o transporte no estado. A entidade defende a revisão do modelo de cobrança das tarifas e alerta para as consequências que o aumento pode gerar no setor.

O reajuste entrou em vigor em 1º de agosto, após aprovação da Agetransp. Os novos valores passaram a ser R$ 18,40 por eixo em dias úteis e R$ 30,60 por eixo nos fins de semana e feriados nacionais, ante os valores anteriores de R$ 18,10 e R$ 30,20, respectivamente.

Aumento nos custos operacionais e necessidade de revisão contratual
Segundo Paulo Bachur, diretor administrativo-financeiro do Sindicarga-RJ, o reajuste, somado às demandas por digitalização e tecnologia nos processos de pagamento, tende a pressionar ainda mais os custos operacionais do setor.

“Será necessário revisar contratos, negociar fretes e adotar processos mais automatizados para garantir a competitividade e a sustentabilidade do transporte rodoviário de cargas no Rio”, afirma.

O representante do Sindicarga-RJ destaca que o pedágio da Via Lagos está entre os mais caros do Brasil, pois, considerando a extensão da rodovia, de 57 km, o custo por quilômetro torna-se um dos mais elevados do país. Portanto, esse aumento de custos, para Bachur, acaba sendo repassado ao consumidor final.

Cobranças consideradas injustas e inadequadas
A insatisfação do sindicato não se limita ao aumento recente. A entidade critica o modelo atual de cobrança em várias rodovias que cortam o estado, classificando-o como injusto e inadequado.

“A entidade entende que os reajustes precisam ser acompanhados de melhorias visíveis na qualidade das vias, na sinalização e nos serviços prestados. Além disso, defende uma revisão no modelo de cobrança por eixo, mais transparência nas concessões e um debate mais equilibrado sobre o custo logístico no Rio”, enfatiza o sindicato.

Propostas para mudança no modelo de cobrança
O Sindicarga apoia um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados, de autoria do deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), que propõe alterações na Lei dos Caminhoneiros. A proposta determina que, na cobrança do pedágio por eixo, sejam tarifados apenas os eixos que estejam em contato com o solo, o que poderia reduzir custos para os transportadores.

Paulo Bachur ressalta que a revisão das cobranças é essencial para garantir a viabilidade do transporte de cargas no estado.

“O aumento constante dos valores por eixo, especialmente nos fins de semana, eleva significativamente as despesas operacionais das transportadoras que usam a Via Lagos. Frente a um cenário de custos elevados, incluindo pedágios, diesel e manutenção, o Sindicarga já alertou para a necessidade urgente de reajuste nos valores do frete para garantir a sustentabilidade das operações”, conclui.

Posição da Agetransp sobre o pedágio da Via Lagos
Em nota, a Agetransp, responsável pela regulação do transporte no estado, esclareceu que o reajuste das tarifas da Via Lagos é anual, previsto no contrato de concessão e calculado com base em índices da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

“Os reajustes são calculados considerando as variações de uma cesta de índices apurada pela FGV, abrangendo itens como terraplenagem, pavimentação e consultoria, entre outros, para um período de doze meses”, explica o órgão.

Por fim, a Agetransp destaca que regula e fiscaliza apenas os contratos de concessão das rodovias Itaboraí-Nova Friburgo-Macuco (RJ-116) e RJ-124 (Via Lagos), preferindo não comentar contratos que não estejam sob sua jurisdição em outras rodovias do estado.

Com informações de Tempo Real

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