A Inteligência Artificial está ajudando a curar mulheres vítimas do câncer de mama. A tecnologia é capaz de indicar com 96% de precisão tumores em estágio inicial, que são curados com facilidade com o tratamento correto.
“A Inteligência Artificial consegue detectar com mais precisão que médicos treinados”, disse Erick Malheiro, diretor da Medscam Lagos. A unidade é a primeira da Região dos Lagos a disponibilizar a tecnologia, chamada de Lunit Insight. Ela é reconhecida mundialmente, autorizada pela Anvisa e pelo FDA, o órgão norte-americano de certificação.
A novidade usa dados de cerca de 200 mil pacientes, avaliados por médicos. E mesmo após a detecção de um tumor precoce pela Inteligência Artificial, quem dá o parecer final é um médico.

“As pessoas têm muito medo da Inteligência Artificial. Mas ela é feita pelo ser humano. E cada vez mais, a tecnologia será uma aliada da saúde”, disse Malheiro.
O câncer de mama é a principal causa de mortes de mulheres no Brasil. A estimativa é de 70 mil novos casos por ano. A recomendação dos especialistas é fazer a mamografia a partir dos 40 anos. Cerca de 40% dos casos são detectados em mulheres entre 40 e 50 anos de idade.

