O 7 de setembro foi marcado por celebrações do Dia da Independência no Rio. Em Macaé, o tradicional desfile foi realizado na Avenida Elias Agostinho, em Imbetiba. O evento, promovido pela 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea (Escola) – Forte Marechal Hermes, reuniu diversas forças armadas, além de órgãos da administração municipal e entidades da cidade.
Em Araruama, o tradicional desfile cívico foi cancelado por causa da chuva. Mesmo assim, algumas escolas, já reunidas para o evento, chegaram a se apresentar informalmente. O desfile terá uma nova apresentação no dia 15 de novembro.
Em Arraial do Cabo, uma cerimônia de hasteamento da bandeira marcou a comemoração ao Dia da Independência do Brasil. A programação também incluiu a celebração dos 68 anos da Catedral da Assembleia de Deus em Arraial do Cabo, Ministério Madureira, sob a direção do pastor presidente André Chaves e de Angélica Chaves.
Em São Pedro da Aldeia, o 7 de setembro foi marcado pela tradicional Cavalgada da Independência, que chegou a 31ª edição. A concentração dos cavaleiros e amazonas foi às margens da RJ-140, no bairro Campo Redondo. De lá, os participantes seguiram em direção ao Polo Rural, na Cruz, onde houve programação ao longo do dia, como provas, shows e atividades para toda a família.
Os 203 anos da Independência do Brasil também tiveram manifestações de grupos na Região dos Lagos que pediram a anistia dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília e dos acusados pela trama golpista. Houve manifestações em São Pedro da Aldeia e Cabo Frio, que reuniram algumas dezenas de pessoas.
