Foi demolida neste fim de semana a casa que pertenceu ao ex-prefeito de Cabo Frio, Edilson Duarte. O imóvel chegou a ficar na fila de espera para o tombamento municipal. Mas, no mês passado, o Conselho Municipal de Patrimônio (CMUPAC) aprovou a demolição do imóvel.
Segundo o ativista Lucas Muller, em vídeo divulgado nas redes sociais, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio) e a Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense), já se posicionaram contra a demolição da casa de Edilson Duarte, alegando que o imóvel tem importante valor histórico e cultural para a cidade.
O imóvel fica no Centro de Cabo Frio, área nobre. A casa de Edilson Duarte estava em péssimo estado de conservação.
“Mais um patrimônio, lugar de memória, esquartejado, destruído, morto ao chão em Cabo Frio. A casa do ex-prefeito e professor Edilson Duarte virou escombros, pó.”, disse Lucas Muller. “Pelo maquinário de hoje, e destruição completa em pleno fim de semana (quando a Justiça e Ministério Público estão fechados) alguma grande construtora deverá se instalar no local, com mais algum prédio sem sentido (como tantos vazios, sem arquitetura, “comercial”)”, finalizou.
O Manchete Lagos entrou em contato com a prefeitura de Cabo Frio e aguarda um posicionamento.
