A meteorologia confirmou a sexta onda de calor deste ano, que deve começar na quinta-feira (18) e seguir até o dia 22, quando começa a primavera. Isso quer dizer que o inverno vai se despedir com temperaturas bem acima da média.
No Rio de Janeiro, as temperaturas devem ficar entre 3ºC e 5ºC mais altas que a média para o período. No Sudeste, algumas cidades podem ter temperaturas máximas acima dos 40ºC.
Ainda segundo o Climatempo, durante a vigência desta onda de calor, o tempo não vai ficar completamente seco. O ar úmido do Norte do Brasil vai começar a se espalhar para o Centro-Oeste e para o Sudeste do país permitindo a ocorrência de algumas pancadas de chuva nessas regiões. A chuva que cair será em pequenas áreas, mas até na forma de temporais. Por causa do calor intenso, é possível que haja a formação de redemoinhos de poeira. Cortinas de poeira também poderão ser levantadas pelo vento antes da ocorrência de pancadas de chuva.
Em Cabo Frio, a área de instabilidade no oceano deve provocar chuva fraca a partir da noite desta terça-feira (16) e na quarta. O vento deve continuar intenso com rajadas de até 33 km/h. Mas faz calor. A temperatura máxima deve chegar a 26ºC.

