Com o tema “Desacelere, seu bem maior é a vida”, foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (17) a Semana Nacional de Trânsito 2025, na sede do Ministério dos Transportes, em Brasília. A campanha é promovida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com o objetivo de reforçar atitudes mais humanas e responsáveis nas vias públicas.
O secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, destacou a importância do tema desta edição:
“O tema deste ano, sobre desacelerar, está preocupado com uma questão muito importante, que é um grande fator de risco para sinistros e mortes no trânsito: a gestão das velocidades. Queremos chamar atenção para esse problema e estimular que as autoridades locais avaliem se a velocidade das vias está adequada para o uso que fazemos delas”.
Catão também ressaltou os avanços obtidos com a mobilização nacional:
“A Semana Nacional de Trânsito sempre gera resultados interessantes porque mobiliza muita gente e amplia o debate. O impacto é de longo prazo, mas tende a gerar ações mais concretas relacionadas ao tema definido”.
A campanha segue até o dia 25 de setembro, com programações em todo o país.
Em Rio das Ostras, a prefeitura lançou nesta quinta-feira (8) um vídeo educativo chamando atenção para o uso de equipamentos eletrônicos no trânsito. A iniciativa alerta que celulares e outros aparelhos não devem ser usados por motoristas e também exigem atenção dos pedestres:
“Da mesma forma que os aparelhos devem ser evitados nos automóveis em movimento, os pedestres também precisam estar atentos ao seu redor, e não à tela do telefone. Principalmente ao atravessar ruas, sinais ou caminhar em calçadas movimentadas. Outra dica é evitar fones de ouvido, já que eles podem inibir sons de alerta, como buzinas”, orienta a campanha.