O que seria uma noite de celebração pelo Dia das Crianças terminou em confusão e correria no bairro Jardim Peró, em Cabo Frio, na noite deste sábado (11). Segundo moradores, a Polícia Militar teria usado spray de pimenta, bombas de gás e balas de borracha durante a dispersão de um evento comunitário, onde havia dezenas de crianças e famílias.
A comemoração, organizada pela Associação de Moradores do Jardim Peró, contava com brincadeiras, sorteios e distribuição de doces. De acordo com testemunhas, o clima era tranquilo até a chegada das equipes policiais. “Estava tudo em paz, as crianças brincando, as famílias reunidas. De repente, começaram a jogar spray de pimenta, sem motivo”, contou uma moradora, ainda abalada.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram pessoas tentando proteger as crianças e deixar o local em meio à fumaça. Algumas delas precisaram de atendimento médico após passarem mal por causa do gás.
Em nota, o 25º Batalhão da Polícia Militar afirmou que a festa infantil tinha autorização para acontecer apenas até as 20h, mas que por volta das 22h30 foi acionado para verificar denúncias de um novo evento não autorizado no mesmo local. A corporação informou ainda que tentou encerrar a atividade “de forma dialogada”, mas que os policiais teriam sido hostilizados por parte do público, o que motivou o uso de “material não letal de forma moderada” para restabelecer a ordem.
A ocorrência foi registrada e deverá ser apurada pelas autoridades competentes. Até o momento, não há informações sobre feridos graves ou detidos.
O caso reacendeu o debate sobre a atuação policial em eventos comunitários e o uso de força em áreas residenciais, especialmente quando há crianças e famílias
