Uma megaoperação da Prolagos vai interromper o fornecimento de água em Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia nesta quarta-feira (22). A ação começa às 5h e tem previsão de término às 22h. A retomada do abastecimento será feita de forma gradual ao longo da noite.
A mobilização envolve cerca de 100 funcionários atuando em oito pontos estratégicos do sistema, com foco na preparação para o verão. A previsão é que moradores dessas cidades enfrentem interrupções temporárias, por isso a concessionária orienta que reservatórios sejam abastecidos com antecedência e que o consumo seja reduzido durante o período.
As principais intervenções acontecem na Estação de Tratamento de Água (ETA), às margens da Lagoa de Juturnaíba, em Araruama. No local estão previstas 11 ações, incluindo manutenção preventiva, revitalização de equipamentos, limpeza das subestações de energia e reforço operacional.
Além da ETA, unidades de bombeamento também receberão manutenção. Em Búzios, a unidade do bairro Rasa será interligada à nova adutora em construção, que deve reforçar o abastecimento na alta temporada. O local também passará por serviços de limpeza e revitalização.
Outros seis pontos também entram no cronograma: Sergeira, Botafogo, Vinhateiro e RJ-106, em São Pedro da Aldeia; Guarani, em Cabo Frio; e a unidade próxima ao pórtico de Arraial do Cabo.
A Prolagos afirma que o objetivo é aumentar a capacidade e a segurança do sistema antes do aumento da demanda no verão. A empresa diz que o planejamento começou após o fim da última temporada e inclui uma série de medidas preventivas.
Casos emergenciais durante a paralisação podem ser comunicados pelo número 0800 7020 195.
