O Detran RJ lembra que o prazo para o licenciamento anual de veículos com placas terminadas em 6, 7, 8 e 9 se encerra no próximo dia 31 de outubro. Este ano, além da taxa de licenciamento de 2025, no valor de R$ 281,29, também está sendo cobrada a taxa referente a 2022, de R$ 80,38, referente à emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo digital (CRLV-e).
O processo é totalmente digital. Para emitir o documento de 2025, o motorista deve pagar a Guia de Regularização de Taxas (GRT), disponível no site do Bradesco (www.bradesco.com.br), onde também estão os boletos dos exercícios de 2022 e 2025. É obrigatório estar com o IPVA quitado, inclusive de anos anteriores, e sem multas vencidas. Quem aderiu ao programa “IPVA em Dia” precisa estar com o parcelamento regularizado.
Após o pagamento de todas as taxas, o CRLV-e 2025 pode ser acessado no Posto Digital Detran RJ (no site detran.rj.gov.br), no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no portal da Senatran. É necessário possuir cadastro no gov.br.
Quem preferir pode solicitar a impressão do documento em papel A4 em um posto de vistoria do Detran RJ.
A cobrança da taxa referente a 2022 cumpre decisão judicial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), que determinou a volta do pagamento retroativo da emissão do CRLV-e, suspensa por uma lei estadual considerada inconstitucional.
No ano passado, o Detran RJ já havia cobrado as taxas referentes a 2023 e 2024, deixando a de 2022 para este ano, a fim de reduzir o impacto financeiro para os proprietários de veículos.

