Em uma semana marcada pelas comemorações dos 410 anos de fundação de Cabo Frio, a Câmara Municipal realizou, nesta terça-feira (11), uma sessão solene especial para entrega dos Títulos de Cidadão Cabo-friense e de diversas medalhas honoríficas a personalidades que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do município em diferentes áreas.
Durante a cerimônia, o presidente da Casa, vereador Vagne Simão, conhecido como Vaguinho, fez a devolução simbólica de R$ 5 milhões aos cofres da Prefeitura, valor referente à economia realizada pelo Legislativo ao longo do ano. O ato reforça o compromisso da Câmara com a responsabilidade fiscal e a boa gestão dos recursos públicos.
O prefeito Dr. Serginho esteve presente e agradeceu o gesto, destacando a parceria entre os poderes. “Esses recursos retornam para a cidade em forma de investimento e serviços à população. A união entre os poderes é fundamental para que Cabo Frio siga avançando”, afirmou.
Ao todo, 34 personalidades foram homenageadas com o Título de Cidadão Cabo-friense — duas indicações por cada vereador — além das medalhas Major Belegard, Victorino Carriço, Mérito Desportivo Jedihel Duarte de Azevedo, Otíme Cardoso dos Santos, José Bonifácio, Mérito Legislativo Acyr Silva da Rocha, Airies Bessa e Daracy Dinucci Francisconi, esta última concedida pelo Parlamento Juvenil.
Entre os destaques da noite, a Patrulha Maria da Penha do 25º Batalhão de Polícia Militar recebeu a Medalha Otíme Cardoso dos Santos, em reconhecimento ao trabalho de proteção e amparo às mulheres vítimas de violência doméstica no município. A equipe foi aplaudida de pé pelos presentes, simbolizando o reconhecimento da sociedade cabo-friense à importância da atuação da PM no enfrentamento à violência de gênero.
Também foram homenageados o artista plástico Reinaldo Caó (medalha Victorino Carriço), a educadora Elza Maria Santa Rosa Bernardo (medalha José Bonifácio), o arquiteto Octavio Raja Gabaglia (medalha Mérito Legislativo Acyr Silva da Rocha), o professor Carlos Frederico Costa de Abreu (medalha Daracy Dinucci Francisconi), o diácono Arley Rangel da Silva (medalha Major Belegard), o desportista Reinaldo Souza de Azevedo – Reizinho (medalha Jedihel Duarte de Azevedo) e o empresário Marcos Aurélio da Silva Gomes, de Tamoios (medalha Airies Bessa).
“O título de cidadão cabo-friense é uma honraria muito querida por todos. Ele cumpre bem o que diz o nosso hino, de forasteiros não serem mais forasteiros, pois aqui todos são iguais. Vamos celebrar os 410 anos da cidade mais bonita do Brasil e do povo batalhador e honesto da nossa amada cidade”, destacou o presidente da Câmara, Vagne Simão.
A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal oficial da Câmara de Cabo Frio no YouTube, permitindo que a população acompanhasse esse momento de reconhecimento, celebração e compromisso com o futuro da cidade.

