Equipes da Secretaria de Meio Ambiente de Cabo Frio realizaram, nesta quarta-feira (10), mais uma operação no loteamento conhecido como Desmembramento Nova Esperança, no Jardim Esperança. A ação dá sequência às fiscalizações iniciadas no mês passado, quando foram identificados parcelamento irregular do solo e ocupações clandestinas na área. A operação contou com apoio da Comsercaf, da 8ª Unidade de Policiamento Ambiental (Upam) e da Guarda Marítima e Ambiental.
Durante a vistoria, foram encontradas diversas sapatas instaladas sem qualquer licença, indicando o avanço de obras irregulares e a tentativa de demarcação de novos lotes. As estruturas foram removidas com uso de maquinário. Cercas usadas para delimitar áreas também foram derrubadas, prática comum em tentativas de induzir ocupação ou venda ilegal de terrenos.
Uma construção em fase inicial, também sem autorização, teve os trabalhos paralisados. O local já tinha fundações prontas e muros levantados, mas sem alvará ou comprovação de titularidade. Os responsáveis foram notificados e devem apresentar documentos que comprovem a posse da área.

A operação reforça medidas adotadas na ação anterior, que contou com apoio do Creci-RJ, quando foram identificadas vendas clandestinas de terrenos e corretagem irregular na região. Desde então, equipes municipais realizam fiscalizações recorrentes para impedir o avanço de novas ocupações e a consolidação de construções ilegais.
Denúncias podem ser feitas à Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (22) 3199-1333, pelo e-mail [email protected] ou à Guarda Civil Municipal pelo número 153.

