Após o Governo do Estado do Rio de Janeiro decretar ponto facultativo nesta quarta-feira (17), a partir das 12h, em razão das finais envolvendo Flamengo e Vasco, prefeituras da Região dos Lagos também anunciaram a adoção da medida.
Em Cabo Frio, o ponto facultativo foi oficializado por meio do Decreto nº 7.706, publicado no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (15). A medida vale para todos os órgãos e entidades da administração pública municipal direta e indireta, a partir do meio-dia.
Segundo o decreto, apenas os serviços considerados essenciais ou que não possam ser interrompidos por exigência técnica ou interesse público seguirão funcionando normalmente. A definição ficará a cargo dos chefes de cada setor.
Em Armação dos Búzios, a prefeitura também decretou ponto facultativo nos órgãos públicos municipais a partir das 12h. A decisão leva em conta a final da Copa Intercontinental, marcada para as 14h, entre Flamengo e Paris Saint-Germain (PSG). O município informou que a medida acompanha o decreto estadual e busca organizar o funcionamento do serviço público sem prejuízo ao atendimento essencial.

Ainda de acordo com a administração municipal de Búzios, serviços como saúde de urgência, limpeza urbana e atuação da Guarda Civil Municipal funcionarão normalmente, em regime de plantão ou sobreaviso.
Já a Prefeitura de Maricá anunciou que também vai decretar ponto facultativo nesta quarta-feira (17), em função das decisões envolvendo Flamengo e Vasco da Gama. O decreto será publicado no Jornal Oficial de Maricá (JOM) e segue a mesma linha adotada pelo governo estadual e pela Prefeitura do Rio.
A medida em Maricá se aplica aos órgãos da administração pública direta e indireta, com exceção dos serviços essenciais, que permanecerão em funcionamento regular para garantir o atendimento à população.
Nesta quarta-feira, o Flamengo enfrenta o PSG às 14h, no Catar, pela final da Copa Intercontinental. Mais tarde, às 21h30, o Vasco encara o Corinthians, em São Paulo, no jogo de ida da final da Copa do Brasil. A partida de volta será no próximo domingo, às 18h30, no Maracanã.
As decisões esportivas devem mobilizar grande parte da população fluminense e impactar a rotina das cidades, especialmente no período da tarde.

