O Rio de Janeiro enfrenta uma onda de calor neste Natal, com alerta de risco à saúde em 22 cidades do estado. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ), os municípios podem registrar calor classificado como leve, severo ou extremo nesta quinta-feira (25).
🔴 Cidades em alerta de calor extremo:
Itaboraí
Itaguaí
Japeri
Mesquita
Niterói
Paracambi
Piraí
Queimados
São Gonçalo
Seropédica

🟠 Cidades em alerta de calor severo:
Nova Iguaçu
Barra do Piraí
Belford Roxo
Maricá
Rio de Janeiro
Saquarema
Tanguá
🟡 Cidades em alerta de calor leve:
Araruama
Guapimirim
Pinheiral
Rio Bonito
Volta Redonda
O alerta foi emitido pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), com base em dados do Monitora RJ, ferramenta que avalia quando o calor passa a representar risco à saúde.
Segundo a superintendente de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde da SES-RJ, Luciane Velasque, o indicador compara a temperatura média dos últimos três dias com uma série histórica de 30 anos.
“Quando atinge a bandeira severa, significa que a média recente está entre as maiores já registradas. Na bandeira vermelha, de calor extremo, a temperatura observada é muito superior,”, explicou.
Riscos à saúde e cuidados
A Secretaria de Saúde alerta que o calor excessivo aumenta o risco de desidratação, problemas cardiovasculares e agravamento de doenças crônicas, especialmente entre idosos e crianças.
A médica dermatologista Anna Carolina Lucchetti, da UFRJ, reforça a importância da hidratação constante:
“Os idosos têm alteração no mecanismo da sede e muitas vezes não sentem vontade de beber água. Já as crianças dependem dos adultos para se hidratar. Como têm menor peso corporal, o risco de desidratação é maior.”
Entre as orientações das autoridades de saúde estão:
beber água com frequência, mesmo sem sentir sede;
evitar exposição prolongada ao sol, em especial, de 10h às 16h;
redobrar os cuidados com crianças, idosos e pessoas acamadas;
utilize roupas leves e frescas;
evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
use protetor solar;
Em caso de mal-estar, tontura ou demais sintomas provocados em decorrência do estresse térmico, procure uma unidade de saúde.
“Esse alerta serve para que municípios se preparem e ofereçam refúgios térmicos. O cuidado deve ser redobrado, principalmente com quem já tem problemas de saúde”, afirmou a secretária estadual de Saúde, Claudia Mello.
Calor até o fim de semana
Até domingo (28) não há mudanças no tempo no Rio, com dias bastante ensolarados e temperaturas muito elevadas.
Para quem quiser aproveitar o banho de mar nesse período, as praias do Rio estarão com ondas cada vez menores, abaixo de 1 metro de altura. Já na Região dos Lagos as ondas podem alcançar 1 metro, ainda pequenas.
Com informações do g1

