A Polícia Civil informou que todos os detidos durante a ação de segurança realizada na Praia do Forte, em Cabo Frio, no domingo (28), já foram liberados após serem conduzidos à delegacia para averiguação.
Segundo a corporação, 13 pessoas foram levadas à 126ª Delegacia de Polícia, número diferente do divulgado inicialmente pela Prefeitura de Cabo Frio, que havia informado a condução de 15 jovens. De acordo com a Polícia Civil, nove dos conduzidos foram autuados por porte de drogas, assinaram termo circunstanciado e responderão aos procedimentos em liberdade. Os casos serão analisados pelo Juizado Especial Criminal (Jecrim).
A Polícia Civil não informou se algum dos envolvidos possui antecedentes criminais.

A condução dos suspeitos ocorreu após uma ação da Guarda Civil Municipal, com apoio da Ronda Ostensiva Municipal Urbana (Romu) e do Grupamento Operacional de Praia (GOP). Os homens foram abordados após serem identificados por um sistema de reconhecimento facial instalado na orla da Praia do Forte, que cruza imagens com bancos de dados das forças de segurança estaduais.
De acordo com as informações divulgadas, os abordados seriam de outros municípios do estado do Rio de Janeiro e foram encaminhados à delegacia para verificação dos dados e apuração das ocorrências relacionadas ao porte de entorpecentes.
O uso do reconhecimento facial tem sido intensificado em Cabo Frio durante períodos de grande fluxo turístico, como a alta temporada e o Réveillon, especialmente na Praia do Forte, principal ponto de concentração de moradores e visitantes. A Polícia Civil informou que os registros da ocorrência seguem sob análise individual.

