O fim de semana prolongado em comemoração ao Dia de São Sebastião promete aquecer ainda mais o turismo em Cabo Frio e em outras cidades da Região dos Lagos. Com previsão de sol e calor, feriadão no estado do Rio de Janeiro e uma intensa programação cultural e musical, a expectativa é de grande fluxo de visitantes, principalmente vindos da capital.
Em Cabo Frio, a rede hoteleira já registra ocupação de 92% no período que antecede o feriado, impulsionada pelo aumento natural da procura no mês de janeiro e pela realização do Festival de Verão, um dos principais eventos da alta temporada. A estimativa da organização é de que cerca de 20 mil pessoas por dia passem pelo Espaço de Eventos, no bairro Praia do Siqueira, durante os três dias de programação.
O Festival de Verão acontece nesta sexta-feira (16), sábado (17) e domingo (18) e reúne atrações nacionais de grande porte, além de abrir espaço para artistas locais. As apresentações de abertura ficam por conta de Álvaro Ramos na sexta, Bruna Reis no sábado e Felipe Secco no domingo. No primeiro dia, sobem ao palco Gusttavo Lima, Wesley Safadão e Ferrugem. No sábado, o público confere shows de Luan Santana, Natanzinho Lima e Lauana Prado. O encerramento, no domingo, será com Ana Castela, Simone Mendes e Belo.

Na sexta-feira e no sábado, os portões serão abertos às 18h, com início dos shows às 21h. No domingo, a abertura ocorre às 15h, e as apresentações começam às 18h.
Turismo aquecido em toda a Região dos Lagos
O movimento intenso não se restringe a Cabo Frio. Em Araruama, a taxa de ocupação hoteleira já alcança 100% para o próximo fim de semana. O resultado está diretamente ligado ao feriado municipal e à programação especial, que inclui o Fest Verão, realizado na Praia do Centro, com atividades esportivas gratuitas para toda a família.
Também segue em andamento a tradicional Festa de São Sebastião, que começa nesta sexta-feira e vai até o dia 20, com quermesse, apresentações de artistas locais, procissão religiosa e a Corrida de São Sebastião, marcada para a manhã de domingo. A cidade ainda recebe o Desafio Sol & Mar, na Praça Antônio Raposo, com oficinas e exposições abertas ao público.
Em Arraial do Cabo, a Secretaria de Turismo informou que os dados finais ainda estão sendo consolidados, mas a taxa de ocupação já chega a 88% para este fim de semana. Para o período do feriado, a previsão é atingir 90%, com possibilidade de aumento. No município, acontece a abertura do Verão Musical, na Praça Victorino Carriço, com shows gratuitos em espaços públicos.
Já em São Pedro da Aldeia, a taxa de ocupação das hospedagens entre sexta-feira e segunda-feira é de 89%, segundo a Secretaria de Turismo.
Esquema especial de trânsito em Cabo Frio
Devido ao Festival de Verão, a Prefeitura de Cabo Frio montou um esquema especial de trânsito e mobilidade, que começa a valer a partir das 14h desta sexta-feira (16) e segue durante todos os dias de evento. A operação é coordenada pelas secretarias de Segurança e Ordem Pública e de Mobilidade Urbana, com o objetivo de organizar o fluxo de veículos, garantir a segurança do público e facilitar o acesso ao local dos shows.
Foram definidas áreas específicas para embarque e desembarque de veículos por aplicativo nas ruas Luís Lindenberg e Los Angeles. A partir da meia-noite, a Rua Ponta Grossa terá espaço exclusivo para táxis, principalmente no horário de saída do público. A orientação é que o público priorize o uso de transporte público, táxis e aplicativos.
Também haverá alterações na circulação. Motoristas que vêm da Praia do Siqueira pela Avenida América Central não poderão acessar o bairro São Cristóvão pela Rua Joaquim Nogueira. Quem sai da Joaquim Nogueira seguirá apenas no sentido Praia do Siqueira, sem retorno para a avenida. A Rua Luiz Feliciano Cardoso, nos fundos do Assaí, terá acesso restrito a veículos autorizados.
A operação contará com reforço da Guarda Civil Municipal, da Secretaria Adjunta de Licenciamento e Fiscalização e da Polícia Militar. Além de movimentar o turismo, o Festival de Verão deve aquecer a economia local e reforçar Cabo Frio como um dos principais polos de grandes eventos do interior do estado.

