A Prefeitura de Iguaba Grande lançou, na manhã desta terça-feira (27), a pedra fundamental do futuro Destacamento do Corpo de Bombeiros Militar no município. A cerimônia foi realizada em um terreno ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em área considerada estratégica pela proximidade com a rede municipal de saúde.
O evento contou com a presença do secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMERJ), coronel Tarciso Salles, além de autoridades estaduais e municipais.
Atualmente, Iguaba Grande é atendida pelo destacamento de São Pedro da Aldeia, localizado a cerca de 12,2 quilômetros de distância. O deslocamento das equipes leva, em média, 17 minutos, tempo que pode aumentar em períodos de maior movimento na cidade.

Com a implantação da nova unidade, a expectativa é reduzir o tempo de resposta para entre 5 e 8 minutos, o que representa uma queda de até 70% no atendimento às ocorrências. De acordo com o coronel Tarciso Salles, a obra tem previsão de conclusão em até 120 dias.
O prefeito Fábio Costa afirmou que a chegada do destacamento atende a uma antiga reivindicação da população e representa um avanço na área de segurança pública. Segundo ele, além de melhorar o atendimento a emergências, o investimento contribui para o desenvolvimento do município e para a ampliação da capacidade de resposta a acidentes e outras ocorrências.

