By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Manchete Lagos - Sua voz é Manchete!Manchete Lagos - Sua voz é Manchete!Manchete Lagos - Sua voz é Manchete!
  • Polícia
    PolíciaMostrar Mais
    Polícia Civil prende “influencer do grau” por manobras perigosas e celular furtado em Saquarema
    12/02/2026
    Homem que matou médica, enterrou corpo no quintal e usou identidade da vítima é recapturado em Rio das Ostras
    11/02/2026
    Mulher trans é brutalmente agredida com barra de ferro em São Pedro da Aldeia
    11/02/2026
    Fisioterapeuta é presa em flagrante por venda irregular de medicamento para emagrecimento em Araruama
    11/02/2026
    Líder de milícia da Zona Oeste do Rio é preso em Iguaba Grande
    10/02/2026
  • Política
    PolíticaMostrar Mais
    Castro regulamenta lei que garante segurança para ex-governadores do Rio, com ‘escolta’ de quatro militares e dois veículos
    12/02/2026
    Cláudio Castro viaja, e presidente do TJ adia viagem para assumir o governo do RJ; entenda a reviravolta
    29/01/2026
    Câmara de Cabo Frio declara extinção do mandato de Josias da Swell e confirma Adeir Novaes como vereador titular
    16/12/2025
    Prefeitura de Cabo Frio anuncia mudança na Secretaria de Mobilidade Urbana após morte de Josias da Swell
    09/12/2025
    Moraes manda soltar Bacellar, mas impõe medidas cautelares
    09/12/2025
  • Economia
    EconomiaMostrar Mais
    Saquarema lidera PIB per capita do país, mas riqueza do petróleo expõe desigualdades e desafios urbanos
    23/01/2026
    Falhas em energia e água provocam prejuízos ao turismo e à rede hoteleira na Região dos Lagos
    07/01/2026
    2026 começa com aumento de imposto sobre gasolina, diesel e gás de cozinha
    02/01/2026
    Salário mínimo sobe para R$ 1.621 em 2026, com reajuste de 6,79%
    01/01/2026
    R$ 10 bilhões: ‘O RJ deixou de arrecadar o que gasta por ano com a polícia’, diz Haddad sobre sonegação da Refit
    27/11/2025
  • Esportes
    EsportesMostrar Mais
    Jovem de Cabo Frio é convocado para a Seleção Brasileira de Vôlei de Praia aos 13 anos
    11/02/2026
    Alexandre recebe alta após convulsão em jogo no Maracanã e exames não apontam alterações
    10/02/2026
    Agentes da Guarda Civil de Cabo Frio concluem 2025 com pódios no atletismo e bodyboard
    09/12/2025
    Aos 63 anos, cabo-friense transforma a própria vida e estreia em torneio de fisiculturismo; ele começou a treinar aos 60 anos
    11/11/2025
    Praia de Geribá, em Búzios, volta a receber etapa do brasileiro de Surfe neste fim de semana
    12/09/2025
Leitura: MPRJ denuncia situação precária na Casa de Passagem, em Cabo Frio e recomenda a prefeitura série de ações de proteção a moradores em situação de rua
Compartilhar
Notificação Mostrar Mais
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Manchete Lagos - Sua voz é Manchete!Manchete Lagos - Sua voz é Manchete!
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Esportes
Ter uma conta existente? Login
  • Advertise
© 2024 Manchete Lagos
Início » MPRJ denuncia situação precária na Casa de Passagem, em Cabo Frio e recomenda a prefeitura série de ações de proteção a moradores em situação de rua
Cidades

MPRJ denuncia situação precária na Casa de Passagem, em Cabo Frio e recomenda a prefeitura série de ações de proteção a moradores em situação de rua

Redação Manchete
Última atualização: 09/06/2025 13:36
Por Redação Manchete 6 Min de Leitura
Compartilhar
COMPARTILHAR

O Ministério Público do Rio expediu uma recomendação a Prefeitura de Cabo Frio para a adoção de uma série de medidas voltadas à garantia da dignidade, proteção e atendimento adequado à população em situação de rua. A medida tem como base inspeções realizadas, denúncias recebidas e determinações fixadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na decisão liminar da ADPF 976.

O MPRJ constatou graves deficiências na infraestrutura e no funcionamento da Casa de Passagem do município, como superlotação, condições precárias de higiene, ausência de equipe técnica adequada e falhas na oferta de alimentação. Também foram registrados relatos de práticas irregulares, como remoções forçadas e transporte de pessoas em situação de rua para outros municípios sem articulação prévia, condutas vedadas por decisão do STF. Em abril, a Prefeitura de Linhares (ES) denunciou que um ônibus não identificado teria levado 12 moradores em situação de rua de Cabo Frio para a cidade capixaba. A prefeitura nega e diz que os moradores em situação de rua concordaram com a ida para a outra cidade.

Entre as medidas recomendadas, o MPRJ requer a elaboração urgente de um Plano Municipal para a População em Situação de Rua, com ampla participação da sociedade civil, além da criação de um Centro POP no prazo de até 60 dias, conforme estabelece o Decreto Federal nº 7.053/2009. Também foi recomendado que o Município promova a requalificação da Casa de Passagem, com adequação da infraestrutura e recomposição do quadro de profissionais.

Outras ações, também indicadas no documento, incluem a proibição de práticas higienistas, como recolhimento forçado de pertences; a disponibilização de itens de higiene, banheiros públicos e lavanderias sociais; a criação de bagageiros para os usuários guardarem seus pertences; e a implementação de mutirões da cidadania para emissão de documentos e inclusão em políticas públicas. Também foi solicitada a criação de um programa municipal de enfrentamento à violência contra essa população, bem como a garantia de orçamento específico para financiamento das políticas públicas voltadas a esse público.

A recomendação foi expedida na sexta-feira (30). A prefeitura tem prazo de 30 dias para informar ao Ministério Público as providências adotadas.

O OUTRO LADO – No dia seguinte a publicação da reportagem, o Manchete Lagos recebeu a resposta da Prefeitura de Cabo Frio, que segue, abaixo, na íntegra:

“A Procuradoria Geral do Município de Cabo Frio informa que tomou conhecimento de matéria publicada no site oficial do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, relacionada ao deslocamento de usuários da Casa de Passagem municipal para o Município de Linhares/ES.

Contudo, a referida publicação apresenta informações que divergem das conclusões técnicas constantes do relatório elaborado pelo Serviço Social do próprio Ministério Público, no âmbito do procedimento que apurou os fatos. O documento técnico, ao final da apuração, expressamente conclui que:

“A apuração não identificou indícios de que o serviço de acolhimento tenha violado os princípios da legalidade, moralidade ou autonomia dos usuários. O deslocamento coletivo atendeu a uma demanda espontânea dos acolhidos, sem que houvesse promessa de emprego por parte da gestão.”

Dessa forma, não é possível sustentar, como publicado na matéria veiculada no site institucional, que tenham sido registrados relatos de remoções forçadas dos acolhidos, uma vez que tal circunstância foi expressamente afastada pelo próprio relatório técnico do Ministério Público.

Em razão desse equívoco pontual, a Procuradoria Geral do Município já estabeleceu contato com o Ministério Público, solicitando a retificação da referida publicação.

Quanto aos apontamentos, no que se refere à estrutura física, à composição da equipe técnica e demais aspectos operacionais da Casa de Passagem, cumpre esclarecer que tais questões já vinham sendo objeto de atenção por parte do Município desde o início da atual gestão, que adotou uma série de medidas com foco na reestruturação e qualificação do serviço. Na última sexta-feira, foi recebida recomendação formal do Ministério Público, cujas diretrizes serão integralmente seguidas, em consonância com as providências que já estavam previamente planejadas e em andamento, reafirmando o compromisso da Administração com a melhoria contínua do acolhimento na Casa de Passagem.

Importa ressaltar que, diante dos fatos e com o intuito de resguardar eventuais direitos do Município, foi registrado boletim de ocorrência na 126ª Delegacia de Polícia, com o objetivo de garantir a oitiva de outras pessoas que acompanharam o caso, cujas versões divergem dos relatos divulgados pelas pessoas que desembarcaram em Linhares, possibilitando, assim, eventual apuração futura com base em todos os elementos disponíveis.

A Procuradoria Geral reafirma o compromisso da Administração Municipal com a legalidade, a transparência e a proteção dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade, mantendo permanente interlocução com os órgãos de controle e com a sociedade civil.”

You Might Also Like

Cabo Frio inicia Carnaval 2026 nesta sexta com mais de 60 blocos e seis Estações da Folia

Araruama lança campanha “Não é Não” para reforçar proteção às mulheres no Carnaval 2026

Rio das Ostras divulga programação completa do Carnaval 2026 com blocos no Centro e em Costazul

Inscrições para oficinas do Projeto Tecendo Talentos começam dia 23 em Arraial do Cabo

Iguafolia 2026 promete cinco dias de festa com shows nacionais, blocos e programação para toda a família em Iguaba Grande

Compartilhe Este Artigo
Facebook Twitter Email Print
Artigo Anterior Dia Mundial da Bicicleta: uso de “vermelhinhas” será de graça por duas horas nesta terça-feira em Maricá
Próximo Artigo Prazo para pesagem obrigatório do Programa Bolsa Família termina no próximo dia 30

Siga-nos nas Redes

InstagramFollow
- Publicidade -
Ad image

Últimas Notícias

Cabo Frio inicia esquema especial com mais de 400 agentes por dia para o Carnaval 2026
Segurança
Polícia Civil prende “influencer do grau” por manobras perigosas e celular furtado em Saquarema
Polícia
Castro regulamenta lei que garante segurança para ex-governadores do Rio, com ‘escolta’ de quatro militares e dois veículos
Política
Ventos fortes suspendem passeios em Arraial e algas tomam faixa de areia em Tamoios, Cabo Frio
Clima
//

Nós seguimos buscando levar informação com qualidade e credibilidade para nossos leitores. Aqui a sua voz é Manchete!

© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?