Balanço aponta aumento nos indicadores e apreensão de celulares roubados durante a folia
A Polícia Militar divulgou nesta quarta-feira (18) o balanço das ações realizadas durante o Carnaval no estado do Rio de Janeiro. Ao todo, 458 pessoas foram presas e 74 adolescentes apreendidos ao longo do período de festa.
De acordo com a corporação, também foram apreendidos 97 celulares que haviam sido roubados por criminosos durante as festividades.

Os dados apontam aumento em todos os indicadores em comparação com o Carnaval de 2025. O número de prisões cresceu 15%, enquanto as apreensões de menores registraram alta de 28%. Já o número de celulares recuperados teve um aumento expressivo de 169%.
Segundo o secretário de Polícia Militar, Marcelo de Menezes, o trabalho das equipes foi adaptado ao longo dos dias para atender às demandas da folia.
“Fizemos readequações a todo momento. A gente avalia como positivo o trabalho da Polícia Militar, que permanece até domingo”, afirmou.
Durante as ações de segurança, especialmente nos acessos a blocos e megablocos no Centro do Rio, os policiais apreenderam mais de 79 objetos perfurocortantes. A medida, segundo a PM, tem caráter preventivo, com o objetivo de evitar a entrada de materiais que possam colocar foliões em risco.
A corporação também atuou na repressão a grupos envolvidos em confrontos durante o Carnaval. Em Rocha Miranda, na Zona Norte da capital, um homem foi preso suspeito de participação em tumultos relacionados a grupos conhecidos como bate-bolas.
Ao todo, mais de 12,5 mil policiais militares participaram das ações de policiamento ostensivo e preventivo durante o período carnavalesco.
O reforço no efetivo e as estratégias adotadas integram o planejamento de segurança pública para grandes eventos no estado.

