A primeira “onda polar” do ano deve chegar, nesta terça-feira (27), ao Brasil, segundo o Climatempo. No Sudeste, a friaca deve começar a ser sentida mesmo no próximo fim de semana.
No Rio de Janeiro, a semana começa com manhã bem amena e calor que vai se intensificado à tarde. A amplitude térmica, que é a diferença entra a máxima e a mínima, chama a atenção. Em Cabo Frio, a mínima chegou a 14ºC na madrugada e a máxima deve chegar a 27ºC. Uma diferença de 13ºC. Não há previsão de chuva. E o tempo deve seguir assim, no Rio, até o fim da semana.
Enquanto a segunda-feira ainda será quente e abafada na maior parte do país, a frente fria que chega ao Sul do Brasil nesta terça deve trazer o primeiro grande frio do ano.
➡️ O sistema, de origem polar e com trajetória continental, vai avançar pelo Sul e depois atingir outras regiões.
➡️ A previsão é que o frio chegue em duas ondas:
Primeira onda: avanço da frente fria a partir de terça (27), provocando chuva no Sul e instabilidades em São Paulo e no Mato Grosso;
Segunda onda: reforço do ar polar entre os dias 31 de maio e 1º de junho, com potencial para derrubar significativamente as temperaturas no Sudeste e Centro-Oeste.
🥶 O que esperar da onda de frio?
✅ Temperaturas negativas no Sul, com possibilidade de termômetros abaixo de 0°C inclusive fora das áreas serranas.
✅ Geada ampla na região Sul e possibilidade de neve em áreas serranas, caso as condições de umidade se mantenham, dependendo da intensidade do ar polar.
✅ Friagem no Norte, com avanço do ar frio até Rondônia, Acre e sul do Amazonas — fenômeno característico do deslocamento de massas polares pela América do Sul.
✅ Recordes de frio no Sudeste, Centro-Oeste e até em parte do Norte, com mínimas abaixo dos 10°C em várias áreas. A previsão indica temperaturas entre -3ºC e -5ºC nas regiões mais altas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina no final da semana, além de mínimas abaixo de 5ºC em centenas de municípios do Sul, de acordo com a MetSul.
