Uma operação da 8ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAM) identificou, nesta semana, uma residência utilizada como ponto de encontro para caçadores na região de Morro Grande, em Araruama. A ação ocorreu em cumprimento a uma Ordem de Policiamento.
Segundo a corporação, o responsável pelo imóvel autorizou a entrada da equipe. No interior da casa, os agentes encontraram pássaros silvestres mantidos irregularmente, além de duas armas de fogo sem autorização e cartuchos.
Com base no que foi constatado, foram aplicados os dispositivos do artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), que trata da captura e manutenção ilegal de animais silvestres, e do artigo 12 do Estatuto do Desarmamento (10.826/2003), referente à posse irregular de arma de fogo.

O suspeito foi encaminhado à Delegacia de Araruama, onde teve a prisão decretada por porte ilegal de arma. As armas, munições e todos os pássaros foram apreendidos. De acordo com a Polícia Ambiental, as aves serão levadas ao CETAS/IBAMA, unidade responsável pelo tratamento, recuperação e reabilitação da fauna.
A corporação reforçou que segue atuando para coibir práticas de caça ilegal e outras ações que ameaçam espécies nativas e a biodiversidade da região.

