Mais de 12 horas após o temporal dessa segunda-feira (16), cidades da Região dos Lagos ainda sofrem com os transtornos provocados pelo vento forte e pela chuva intensa. Em Cabo Frio, o Hospital Ótime Cardoso dos Santos, no bairro Jardim Esperança, ficou sem luz. Uma árvore caiu e danificou o gerador que mantinha o fornecimento após a interrupção provocada pela tempestade. Funcionários também relataram, nas redes sociais, que a unidade ficou alagada por conta de goteiras que atingiram funcionários e pacientes. O hospital tem atendimento de urgência e emergência e tem estrutura para atender pacientes graves.
A prefeitura informou que o fornecimento foi reestabelecido por volta de 9h45. “A unidade funcionou com geradores das 20h30 até às 2h30. Desde a madrugada direção chegou a abrir nove protocolos de urgência na concessionária Enel, que enviou uma equipe agora pela manhã, às 9h10. O fornecimento de energia foi normalizado às 9h45.”, disse.
Em caráter preventivo, foram transferidos dois pacientes para o Hospital São José Operário, em São Cristóvão. Até o momento, o funcionamento da unidade está ativo apenas para classificação vermelha, ou seja, para casos de emergência.

A prefeitura e o Corpo de Bombeiros também não divulgaram até o momento o balanço das ocorrências provocadas pelo temporal dessa segunda. Imagens divulgadas em redes sociais mostram transtornos em vários pontos da cidade além do Jardim Esperança. Houve registro de alagamentos e queda de árvores também na Praia do Siqueira, no Novo Portinho, no Guriri, na Boca do Mato e no Braga. No bairro São Cristóvão, um poste caiu e atingiu um carro. Veja aqui.
Em Arraial do Cabo, parte da Orla da Praia Grande permanece interditada nesta terça-feira (17) para manutenção na rede elétrica e no acesso à areia. Não houve desabrigado ou desalojado. A Defesa Civil permanece monitorando as condições climáticas. Não há previsão de temporal ou vento forte para hoje na Região dos Lagos.
Houve registros de transtornos como queda de árvores e alagamentos em São Pedro da Aldeia e Búzios, onde ainda há localidades sem luz. A Enel ainda não divulgou um balanço das ações e a previsão para a retomada do fornecimento em toda região.

