A Polícia Federal realizou, na manhã desta quarta-feira (17), uma nova fase da Operação Side Job, voltada ao combate à venda de diplomas falsos de cursos superiores, técnicos e de ensino médio em diferentes estados do país.
Nesta etapa, agentes da PF cumpriram dois mandados de busca e apreensão em Cabo Frio, na Região dos Lagos. A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários e contou com apoio da delegacia da PF em Macaé.
As investigações tiveram início após uma ação policial realizada em outubro de 2024, motivada por uma denúncia do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ). O órgão apontou o uso de um diploma falso de Engenharia Civil para obtenção de registro profissional, o que levantou suspeitas sobre a existência de um esquema estruturado de falsificação.

Com o avanço das apurações, a PF chegou aos suspeitos de produzir e comercializar os documentos fraudulentos, o que levou à deflagração da operação desta quarta-feira.
Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam celulares, um disco rígido (HD), cerca de 20 diplomas falsificados e outros documentos. O material será analisado pela perícia da Polícia Federal no Rio de Janeiro.
Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa e falsificação de documento público.

