Honraria foi aprovada por unanimidade e será concedida anualmente a personalidades com atuação de destaque na assistência social do município
A Câmara Municipal de Cabo Frio aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (3), a criação da Medalha Aline Rabelo Rangel Azevedo, destinada a reconhecer personalidades que se destaquem na assistência social e em ações de relevante alcance social no município. A proposta foi aprovada em regime de urgência durante a sessão ordinária que marcou a abertura dos trabalhos legislativos de 2026.
O Projeto de Resolução nº 001/2026 é de autoria do presidente da Casa, vereador Vagne Simão, com coautoria dos demais parlamentares. A honraria será concedida anualmente, em sessão solene alusiva ao aniversário de Cabo Frio, celebrado em 13 de novembro.

A medalha presta homenagem à memória de Aline Rabelo Rangel Azevedo, advogada e ex-primeira-dama do município, que faleceu em 23 de janeiro de 2026, após luta contra o câncer. Ao longo de sua trajetória, Aline se destacou pelo trabalho social, pela dedicação a causas comunitárias e pelo cuidado com pessoas em situação de vulnerabilidade.
Segundo o autor da proposta, a medalha tem como objetivo valorizar iniciativas que promovam o bem-estar coletivo, a solidariedade, a inclusão social e a transformação da realidade local.
“Esta medalha representa o reconhecimento institucional a pessoas que dedicam suas vidas a transformar positivamente a realidade de nossa cidade através do trabalho social. Ao homenagear Aline, estamos também valorizando todos aqueles que, como ela, fazem da solidariedade e do cuidado com o próximo uma missão de vida”, afirmou o vereador Vagne Simão.
Prefeito se emociona durante sessão
Presente na sessão, o prefeito Dr. Serginho discursou emocionado ao comentar a homenagem à esposa, destacando a parceria de vida e o legado deixado por Aline.
“Ela participou de toda a construção da minha vida como homem público. A Aline me transformou, dia a dia, em um homem muito melhor. Nunca vi Aline ser injusta com alguma pessoa. Isso se refletia no cuidado que ela tinha com qualquer ser humano. Em todo momento, ela lutou pela vida e ainda conseguia nos dar força para continuar o trabalho”, declarou o prefeito.
Nova honraria integra calendário oficial da Câmara
Com a aprovação, a Medalha Aline Rabelo Rangel Azevedo passa a integrar o rol oficial de honrarias concedidas pela Câmara Municipal de Cabo Frio, ao lado de condecorações como a Medalha Major Belegard, Medalha José Bonifácio, Medalha Mérito Legislativo Acyr Silva da Rocha, entre outras.
Parceria entre Executivo e Legislativo em 2026
Durante a mesma sessão, o prefeito reforçou a importância da harmonia institucional entre os poderes e destacou que a parceria entre Executivo e Legislativo será mantida ao longo de 2026.
“Que a Câmara e o Executivo sigam juntos na reconstrução de Cabo Frio. A parceria que deu certo em 2025 precisa continuar em 2026, sempre com foco em melhorar a vida do cidadão cabo-friense”, concluiu.

