Retorno às aulas ocorre em meio a investimentos anunciados pela Prefeitura e críticas do sindicato sobre readaptação de servidores
Mais de 33 mil alunos da rede municipal de ensino de Cabo Frio iniciaram o ano letivo de 2026 nesta quarta-feira (4). O retorno às aulas ocorreu em todas as unidades escolares do município e marca o início de um novo ciclo que, segundo a Prefeitura, inclui melhorias estruturais, ampliação de projetos pedagógicos e ações voltadas à educação inclusiva.
A abertura simbólica do ano letivo foi acompanhada pelo prefeito Dr. Serginho e pelo secretário municipal de Educação, Alessandro Teixeira, na Escola Municipal Professor Carlos Alberto Gomes de Carvalho, no bairro Colinas do Peró, onde também foi realizada a entrega de novos uniformes escolares.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a rede inicia o ano com a ampliação das Salas de Recursos Multifuncionais, destinadas ao atendimento de alunos com deficiência, e com a expansão do Programa de Recomposição das Aprendizagens, que em 2026 passa a contemplar também os Anos Finais do Ensino Fundamental.
Na Escola Municipal Professor Carlos Alberto Gomes de Carvalho, cerca de 600 estudantes do 6º ao 9º ano retornaram às aulas em um espaço que passou por melhorias, como a instalação de aparelhos de ar-condicionado nas salas. A unidade também conta com Sala de Leitura, Laboratório de Ciências, auditório e será um dos polos do projeto “Esporte na Escola: Ampliação da Jornada Escolar”, que oferece atividades esportivas no contraturno.
Além das ações estruturais, a Prefeitura anunciou para este ano a realização do PARAJEM 2026 — Jogos Escolares Municipais da Inclusão, voltado a estudantes com deficiência da rede municipal.

