Dez pessoas foram detidas nesta segunda-feira (14), em Búzios, de acordo com balanço divulgado pela Polícia Militar da Operação Maré Alta. A operação, realizada pelo Ministério Público em parceria com a PM e a Polícia Civil, é fruto de um extenso trabalho de inteligência, que identificou uma intensa disputa entre duas organizações criminosas pelo controle do tráfico de drogas na cidade, conflito esse que contribuiu para o aumento dos índices de violência e homicídios na região.
A partir dessas informações, foram expedidos os mandados com o intuito de desarticular as facções e responsabilizar seus integrantes por diversos crimes, incluindo tráfico de drogas, associação criminosa e homicídios.
O principal foco da operação foi a apreensão de armas, drogas, valores de origem ilícita e, especialmente, aparelhos celulares, que serão fundamentais para o aprofundamento das investigações. A quebra de sigilo de dados e a análise de vínculos entre os investigados deve ampliar o mapeamento das estruturas criminosas envolvidas.
Saldo Operacional da Operação Maré Alta:
Conduzidos à delegacia:10
Armas apreendidas: 01 pistola calibre 9mm e 01 arma de airsoft
Munições: 275 unidades
Balança de precisão: 01 unidade
Espada: 01 unidade
Rádios comunicadores: 03 unidades
Aparelhos celulares: 15 unidades
Notebook: 01 unidade
Dinheiro em espécie: R$ 5.020,00
Entorpecentes:
407 papelotes de cocaína
68 frascos de loló
100 buchas de skunk
04 tabletes de maconha
Dentre os detidos, destaca-se a prisão de R.S.B., conhecido como “Novinho”, apontado como o principal líder do tráfico nas comunidades da Rasa e Maria Joaquina. Ele é considerado um dos principais responsáveis pelos recentes confrontos armados entre facções rivais na região.
Além disso, os 4 mandados cumpridos em unidades prisionais, resultaram na apreensão de celulares que estavam em posse dos detentos.
