Matéria escrita por: Liandra Nogueira
Revisada Por: Kleber Santos
O canhão histórico pertencente ao Forte São Mateus, em Cabo Frio, foi devolvido à cidade nesta semana, após permanecer por 72 anos fora do seu local de origem. A peça havia sido levada por alunos do Colégio Nova Friburgo, no ano de 1953, e desde então permanecia instalada no jardim da instituição, atualmente sob responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A devolução é resultado de um esforço coletivo de resgate histórico, impulsionado pela pesquisa do historiador cabo-friense Elísio Gomes Filho. Foi ele quem trouxe a público, recentemente, a trajetória da peça, chamando a atenção das autoridades e da população para a necessidade de seu retorno.
O episódio do deslocamento do canhão ocorreu em um período de abandono do Forte São Mateus, que, na década de 1950, estava abandonado e sem qualquer tipo de proteção ou vigilância. Se aproveitando da situação, um grupo de estudantes junto com um professor resolveram levar o canhão como um troféu e a peça ficou sendo exibida no jardim da escola.
A história foi destaque no jornal Manchete Lagos em março deste ano, quando o historiador publicou um artigo sobre o assunto e você pode ler a matéria clicando aqui.
