A cidade de Rio das Ostras, na Baixada Litorânea do Rio de Janeiro, se prepara para receber a 21ª edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, entre os dias 19 e 22 de junho de 2025, durante o feriado de Corpus Christi. Com mais de 30 atrações nacionais e internacionais distribuídas em cinco palcos espalhados pela cidade, o festival promete repetir o sucesso das edições anteriores, com entrada totalmente gratuita.
Além da grande programação musical, o evento traz este ano o lema “Jazz + Blues + Atitude = Solidariedade”, reforçando seu compromisso social. O festival convida o público, músicos, colaboradores, equipe e moradores locais a contribuírem com doações para o programa Saúde Criança Ilha, que atua junto ao Centro de Tratamento de Fissuras Labiopalatinas (CEFIL) do Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto (HMNSL), beneficiando cerca de 108 famílias. Um estande do projeto será instalado na Cidade do Jazz, em Costazul, durante os dias do festival, com espaço para voluntários, recebimento de doações e divulgação institucional.
Palcos e atrações
Com cinco palcos — Concha Acústica (Praça São Pedro), Iriry (Anfiteatro da Lagoa), Boca da Barra, Arthur Maia (Casa do Jazz) e o principal, na Cidade do Jazz (Costazul), o festival receberá artistas como José James (EUA), Amaro Freitas, Rosa Marya Colin, Rodrigo Suricato, Alfredo Rodríguez (Cuba), Mike Stern com Dennis Chambers e Bob Franceschini (EUA), Coco Montoya (EUA), Mitch Woods (EUA), JJ Thames & Prado Brothers Band e o grupo francês OZMA French Explosive Jazz, entre outros nomes.
Programação especial
Entre as novidades e atrações paralelas da edição 2025, estão:
- Lounge Instagramável: Um espaço temático que homenageia as lendas do jazz Billie Holiday e Chet Baker, com cenários para fotos, sofá-piano, box de carregamento de celulares e decoração imersiva.
- Casa do Jazz – 20 anos: A Casa do Jazz celebra duas décadas com shows de James Coroico e Diogo Spadaro (19/6), Jefferson Ferreira e Aroldo Sampaio (20/6), Bomfim Rodriguez Trio, Macahiba e Route 69 (21/6), sempre às 21h. Os intervalos serão animados por DJs do Delírio Coletivo.
- Ostras Band: Apresentações itinerantes da banda formada por músicos locais, com shows no Shopping Plaza e na Cidade do Jazz. No domingo (22), o grupo participa do cortejo musical “Brasil Bailoso”.
- Espaço do Artesão: Das 17h às 23h, o espaço reunirá 45 expositores com produtos autorais e gastronomia artesanal.
- Van do Artesanato: A van circulará pelos palcos do festival entre os dias 19 e 22 de junho, facilitando o acesso a peças exclusivas feitas por artesãos locais.
Inovação e sustentabilidade
O festival também aposta na criação de uma Zona de Negócios, dentro da Cidade do Jazz, onde circulam cerca de 25 mil pessoas por dia. Empresas da Zona Especial de Negócios (ZEN) de Rio das Ostras, além de representantes da França e do Canadá, participarão de rodadas de networking e parcerias. A UFRJ também é parceira do evento em ações sustentáveis como coleta seletiva, plantio de mudas nativas, limpeza de praias pós-evento e destinação correta de resíduos.
Desde sua criação em 2003, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival já realizou mais de 600 shows, 100 palestras e workshops, atingindo mais de 1 milhão de espectadores. A continuidade do evento tem gerado impacto econômico direto: estudos da FGV-RJ, SEBRAE e da Secretaria Municipal de Turismo apontam a injeção média de R$ 9 milhões por edição na economia local.
Um patrimônio cultural do estado
Com tamanha relevância, o festival integra o calendário oficial de eventos do Estado do Rio de Janeiro desde 2011, e ajudou a consolidar Rio das Ostras como a Capital Estadual do Jazz & Blues. O evento segue democratizando o acesso à cultura e fomentando o turismo com um formato acessível e de alta qualidade artística.
A 21ª edição, organizada pela Prefeitura de Rio das Ostras, Fundação Rio das Ostras de Cultura, Ministério da Cultura e diversas entidades parceiras, reafirma o festival como o maior da América Latina no gênero e um dos 10 maiores do mundo. E tudo isso, com entrada gratuita.
