By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Manchete Lagos - Sua voz é Manchete!Manchete Lagos - Sua voz é Manchete!Manchete Lagos - Sua voz é Manchete!
  • Polícia
    PolíciaMostrar Mais
    Mestre de capoeira é morto em Araruama e crime repercute na cidade
    07/07/2025
    Homem morre e idoso fica ferido após disparos de arma de fogo em Saquarema
    04/07/2025
    Justiça manda prender, em Saquarema, militar da Marinha que matou pedreiro em 2021 por causa de discussão envolvendo uma obra
    03/07/2025
    Professor é preso em Búzios suspeito de abuso de quatro alunos
    02/07/2025
    PF mira esquema de fraudes em postos de combustíveis — Búzios está na lista de alvos
    02/07/2025
  • Política
    PolíticaMostrar Mais
    Governador em exercício, Bacellar cumpre a ameaça e exonera Washington Reis do governo do RJ
    03/07/2025
    Cláudio Castro oficializa licença para viagem e Bacellar volta ao comando do estado
    02/07/2025
    Bolsonaro fechado com Rodrigo Bacellar para governador do Rio em 2026
    27/05/2025
    Vice-governador do RJ, Thiago Pampolha é indicado para o TCE e abre caminho para Rodrigo Bacellar em 2026
    20/05/2025
    Criminoso foge da Delegacia de Maricá, mas é recapturado
    25/02/2025
  • Economia
    EconomiaMostrar Mais
    Tarifa social de energia elétrica passa a valer neste sábado: entenda como vai funcionar
    04/07/2025
    Petrobras anuncia R$ 33 bilhões em investimentos no RJ com geração de 38 mil empregos
    03/07/2025
    Prefeitura de Cabo Frio prorroga prazo para negociar débitos municipais com até 100% de desconto nos juros e multas
    02/07/2025
    Imposto de Renda 2025: 2º lote de restituição começa a ser pago nesta segunda; veja se vai receber
    30/06/2025
    Aneel mantém bandeira vermelha, e conta de luz continua mais cara em julho
    28/06/2025
  • Esportes
    EsportesMostrar Mais
    Capoeirista de Cabo Frio vence maior competição de capoeira do mundo
    30/06/2025
    Cabista Alexandre Pantoja conquista quarto título do UFC; multidão acompanha luta em Arraial do Cabo
    29/06/2025
    Ginasta Manuelly Vitória, de Cabo Frio, consegue vaga nos Jogos Escolares Brasileiros; Manchete Lagos já contou a história dela
    25/06/2025
    Prefeitura de Saquarema reforça recomendações de segurança durante Mundial de Surfe
    23/06/2025
    Estádio Aracy Machado recebe mais uma edição do Cabo Frio Games, evento de crossfit
    18/06/2025
Leitura: Canetas emagrecedoras passam a ser vendidas somente com retenção de receita; médicos alertam para uso abusivo no Brasil
Compartilhar
Notificação Mostrar Mais
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Manchete Lagos - Sua voz é Manchete!Manchete Lagos - Sua voz é Manchete!
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Esportes
Ter uma conta existente? Login
  • Advertise
© 2024 Manchete Lagos
Início » Canetas emagrecedoras passam a ser vendidas somente com retenção de receita; médicos alertam para uso abusivo no Brasil
Saúde

Canetas emagrecedoras passam a ser vendidas somente com retenção de receita; médicos alertam para uso abusivo no Brasil

Redação Manchete
Última atualização: 23/06/2025 12:29
Por Redação Manchete 12 Min de Leitura
Compartilhar
COMPARTILHAR

A venda de medicamentos agonistas GLP-1, como Ozempic, Wegovy, Saxenda e similares, usados para o emagrecimento, passa a ter um controle mais rigoroso a partir desta segunda-feira (23). A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de que deve ser obrigatória a retenção de receita médica para venda desses medicamentos , divulgada no dia 16 de abril, entra em vigor nesta segunda (23) – 60 dias após a publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Esta categoria – classificada com a tarja vermelha – só deveria ser comercializada, até então, com a apresentação da receita. Na prática, é comum que ela não seja exigida e, por isso, clientes sem o documento conseguiam comprar os medicamentos.

Especialistas ouvidos pela reportagem destacam um aumento preocupante no uso desses remédios fora das indicações clínicas recomendadas, o que pode ser considerado um uso abusivo e sem acompanhamento médico.

Além disso, o uso inadequado pode levar a um aumento na demanda por esses medicamentos, resultando em escassez para aqueles que realmente precisam, como os pacientes com diabetes tipo 2.

A votação da Anvisa para decisão sobre a obrigatoriedade da retenção da receita ocorreu após uma análise de farmacovigilância, que se baseou em dados de notificação no VigiMed. O sistema da Anvisa gere dados de efeitos secundários de medicamentos e compartilha com outros países. Numa análise comparativa, foram identificados muito mais eventos adversos relacionados ao uso fora das indicações aprovadas pela Anvisa no Brasil do que no exterior.

Em seus votos, os diretores da agência destacaram que existe a necessidade de proteger a população do uso abusivo desses medicamentos. Conhecidos popularmente como “canetas emagrecedoras”, eles foram desenvolvidos para diabetes, mas acabaram sendo também indicados para a obesidade.

A decisão foi tomada pela Anvisa depois da divulgação de uma carta pelo Conselho Federal de Medicina. Nela, os médicos defendiam a necessidade de um maior controle na venda desse tipo de medicamento.

A pesquisadora da USP Thamires Capello apresentou a Anvisa um estudo sobre o perfil dos consumidores das canetas emagrecedores. A pesquisa mostrou que 45% das pessoas fizeram a compra sem prescrição médica. Dessas, 73% nunca tiveram orientação de um profissional de saúde. Além disso, mais da metade usaram apenas para emagrecimento.

Um levantamento do Fantástico exibido no dia no dia 13 de abril mostrou que só nesse ano houve mais de 350 apreensões de medicamentos falsos e contrabandeados em aeroportos de todo o país.

Em apenas duas apreensões na semana passada, a Receita Federal confiscou mais de 600 canetas no Aeroporto Internacional do Recife.

Médicos alertam sobre o uso indiscriminado das canecas emagrecedoras
O uso indiscriminado (de Ozempic e seus similares), principalmente por pessoas que buscam perder peso rapidamente sem a orientação adequada de um profissional de saúde, levanta questões éticas e de segurança.

Por outro lado, médicos reconhecem que esses medicamentos, quando utilizados corretamente, podem trazer benefícios significativos para o controle do peso e da glicemia, melhorando a saúde metabólica dos pacientes.

O uso abusivo dos medicamentos para obesidade pode levar a desnutrição grave, perda de massa muscular, queda de cabelo intensa e problemas relacionados a falta de vitaminas, destaca a médica endocrinologista e diretora do departamento de Endocrinologia do Esporte e Exercício da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Cristina Schreiber.

“Com o acompanhamento médico, a falta de apetite é monitorada, assim como o padrão alimentar, evitando que o paciente pare de se alimentar corretamente, por exemplo. Além disso, os platôs na perda de peso são acompanhados de forma a evitar frustrações, criando novas estratégias durante o tratamento”, acrescenta Schreiber.

O médico nutrólogo Noé Alvarenga acrescenta que o usuário comum não percebe que, como acontece com qualquer medicamento, o uso indiscriminado leva à perda progressiva de eficácia, exigindo doses cada vez maiores para reproduzir o efeito inicial.

“Sem o suporte contínuo de médico e nutricionista, a massa magra se perde de forma irreversível e, após a suspensão da medicação, esse desgaste atua como poderoso gatilho para o rápido reganho de peso”, explica Alvarenga.

Dados recentes indicam que a prática de prescrever esses medicamentos para finalidade, com dosagem ou para faixa etária que não está aprovada pela Anvisa no Brasil (uso off-label) cresceu substancialmente, acrescenta a médica endocrinologista e nutróloga do Grupo Valsa e Membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) Samara Rodrigues.

“Uma pesquisa (realizada pela empresa de análise de mercado IQVIA) revelou que, em 2022, o número de prescrições de medicamentos para perda de peso aumentou 41% em comparação com o ano anterior. Isso é preocupante, pois muitos pacientes podem não estar cientes dos possíveis efeitos colaterais, como problemas gastrointestinais, risco aumentado de pancreatite e até mesmo problemas de tireoide”, declara Rodrigues.

Um estudo publicado na revista Diabetes Care mostrou que, em 2021, aproximadamente 30% das prescrições de Ozempic (no mundo) eram feitas para pacientes sem diabetes, o que é um sinal claro de que há uma necessidade de educação e de regulamentação da necessidade de receita para compra.
Especialistas defendem que os profissionais de saúde realizem um trabalho de conscientização junto a pacientes e à sociedade em geral sobre a importância do uso responsável e orientado desses medicamentos.

“A obesidade é uma doença crônica, geneticamente herdada. Assim, durante o acompanhamento médico importantes decisões como aumentar, reduzir a dose são tomadas a fim de que o tratamento se torne eficaz e sustentável ao longo do tempo”, destaca Schreiber.

“A promoção de hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividade física, deve ser sempre a primeira linha de abordagem para a perda de peso e o controle metabólico”, complementa Rodrigues.
Em nota ao g1, a Novo Nordisk disse que “compartilha das mesmas preocupações da Anvisa quanto ao uso irregular de medicamentos”.

Ozempic: como funciona, quais os efeitos colaterais e os relatos de quem usou o remédio para emagrecer
Canetas para emagrecer entram no Brasil disfarçadas de material escolar e até dentro da cueca
Obesidade, desafio de saúde global
Atualmente, mais de um bilhão de pessoas vivem com obesidade no mundo. No Brasil, 56% dos adultos têm obesidade ou sobrepeso. O problema é um desafio de saúde global e há poucas opções farmacológicas para ele.

A doença é multifatorial e envolve questões genéticas, sociais, culturais, econômicas e ambientais. A obesidade está associada a complicações como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, doença hepática gordurosa não alcoólica e reduz a expectativa de vida.

Estudos recentes mostram que a perda de peso com medicamentos está se aproximando de magnitudes próximas àquelas alcançadas com a cirurgia bariátrica.

O que é e como funcionam os inibidores de apetite?
Medicamentos desenvolvidos para diabetes acabaram sendo também indicados para a obesidade após diversos estudos científicos comprovarem esse efeito colateral.

As drogas prometem a perda de até 17% da massa corporal em um ano, mas também têm sido procuradas por pessoas que querem emagrecer rápido, sem indicação para o tratamento com a substância, o que pode trazer riscos à saúde.

Ozempic e Wegovy têm como princípio ativo a semaglutida. Há ainda a substância liraglutida, usada nos medicamentes Victoza e Saxenda. A semaglutida é uma substância que substitui a ação de um hormônio chamado GLP1, produzido naturalmente no intestino.

Ela atua nas seguintes regiões do organismo:

hipotálamo, responsável por controlar a saciedade;
no fígado, reduz a produção de glicose;
e no pâncreas, estimula a produção de insulina.
Na prática, isso faz com que a pessoa se sinta mais satisfeita, o que pode levar a uma redução de 30% a 40% do consumo de calorias, dependendo da dosagem. Há ainda medicamentos para tratar obesidade e diabetes a base de liraglutida, caso de marcas como Saxenda e Vitosa.

Quem não pode usar?
As canetas são contraindicadas para pessoas que têm alergia a qualquer componente do medicamento.
Pacientes com histórico de pancreatite.
Se a pessoa ou alguém da família teve ou tem um tipo de câncer de tireoide chamado carcinoma medular de tireoide (CMT) também é contraindicado.
E claro, ele não é indicado para grávidas e lactantes.
Quais os efeitos colaterais?
As canetas podem causar efeitos colaterais, principalmente, no sistema gastrointestinal. Náusea e vômito estão entre os mais comuns. Até por isso, muita gente acredita que a perda de peso esteja relacionada a esses eventos.

Outros possíveis efeitos colaterais são:

Diarreia;
Constipação;
Inflamação do estômago (gastrite);
Refluxo ou azia;
Dor abdominal;
Dor de cabeça;
Sensação de fraqueza e cansaço;
Indigestão;
Flatulência;
Gastroenterite;
Doença do refluxo gastresofágico; e
Cálculo biliar.
Segundo a Novo Nordisk, fabricante dos remédios à base de semaglutida, a maioria dos eventos tem gravidade leve a moderada e acontece de forma transitória, ou seja, dura dias ou poucas semanas).

Riscos no pâncreas: A bula das canetas alerta para um efeito colateral grave, mas incomum: a pancreatite. Segundo o documento, pode afetar até 1 em 100 pessoas. Segundo Cynthia Valério, endocrinologista e diretora da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), os medicamentos não causam a pancreatite, mas, se o paciente tiver histórico, ele não deve usar as canetas.

Em entrevista ao podcast O Assunto, a nutricionista Sophie Deram alertou que o uso indevido dos medicamentos pode, inclusive, causar o reganho de peso e até mesmo desencadear comportamentos compulsivos.

Com informações do g1

You Might Also Like

Fim de semana é marcado pela chegada dos primeiros pinguins da temporada em praias da Região dos Lagos

Fim de semana será de frio no RJ; chuva dá uma trégua na sexta, mas deve voltar no domingo

Novo documentário joga luz sobre a repressão da ditadura em Cabo Frio

Gripe preocupa no Rio: crianças de até 4 anos são as principais vítimas

Macaé amplia unidades com vacinação contra a dengue

TAGGED:capa-3
Compartilhe Este Artigo
Facebook Twitter Email Print
Artigo Anterior Semana terá frente fria, chuva e massa de ar polar derrubando temperaturas no RJ
Próximo Artigo Imposto de Renda 2025: consulta ao 2º lote de restituição começa nesta segunda; veja como fazer

Siga-nos nas Redes

InstagramFollow
- Publicidade -
Ad image

Últimas Notícias

Veículo com R$ 25 mil em mercadorias furtadas de shopping é apreendido em Cabo Frio
Cidades
Empresa de turismo responsável por barco que atropelou baleia em Arraial do Cabo será notificada
Cidades
Casa da Criança promove Campanha do Agasalho
Cidades
Prouni do 2º semestre publica resultado da primeira chamada; veja como conferir
Educação
//

Nós seguimos buscando levar informação com qualidade e credibilidade para nossos leitores. Aqui a sua voz é Manchete!

© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?