Integrantes da Associação Amigos do Peró, de Cabo Frio, denunciam que a famosa Cabana dos Pescadores, entre as praias do Peró e das Conchas, foi fortemente atingida pelo mar agitado na semana passada, o que teria prejudicado ainda mais a estrutura do imóvel.
A associação já denunciava o abandono do ponto turístico, que está fechado e ainda sem definição se será novamente ocupado e reformado. O motivo é uma disputa judicial que se arrasta desde 2015 e envolve a família do antigo dono, a prefeitura e o Ministério Público Federal.
A família tenta voltar a assumir o imóvel e montar, no local, um novo restaurante. Uma advogada especialista em Direito Ambiental foi contratada para acompanhar a situação. Desirre dos Anjos, filha do antigo dono, diz que a família não tem outra fonte de renda. “A cabana era a única fonte de renda da família”, disse.

A Prefeitura de Cabo Frio e o Ministério Público Federal tentam dar uma destinação ao imóvel. A prefeitura propôs transformar o local em museu, mas com o fornecimento de alimentação e banheiros. Ideia é que foi rejeitada pelo MPF, alegando que a alimentação e os banheiros podem representar risco ambiental. Para o Ministério Público, o espaço deve abrir apenas um museu ou projeto cultural.
Enquanto não há uma definição, a Cabana segue fechada e sem manutenção. A associação cobra medidas imediatas para garantir a conservação do ponto turístico, que já foi cenário de novelas como Avenida Brasil e A Força do Querer.
O Manchete Lagos entrou em contato com a prefeitura e aguarda um posicionamento.

